Terceira etapa da Copa Suzuki chega ao fim em Ilhabela

Por: Redação -
20/09/2016

A terceira etapa da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela, terminou neste domingo, com a realização de mais uma regata para as classes RGS e Bico de Proa e duas para a C30 e HPE25. Com isso a etapa, disputada em dois finais de semana, somou, nada menos, do que nove regatas para os HPE e C30 e seis para a RGS e Bico de Proa.

Na C30, a classe mais equilibrada da competição, um veleiro se destacou, o Caiçara, de Marcos de Oliveira Cesar, que venceu sete das nove regatas disputadas. Acumulando um total de 12 pontos e descartando as duas piores colocações, a equipe chegou ao final da etapa com 9 pontos, na primeira colocação geral.

Para se ter uma noção da regularidade dos campeões da etapa, o segundo colocado, veleiro Kaikias, de Felipe Echenique, somou 20 pontos. O +Realizado, de José Luis Apud, terminou na terceira colocação geral, somando 24 pontos, já considerando os descartes.

Na HPE25, não foi surpresa o absoluto favoritismo do Ginga, de Breno Chvaicer, que venceu oito das nove regatas da etapa. Ao acumular apenas 8 pontos (já descartados os dois piores resultados), garantiu a primeira colocação. Com o Ginga dominando, a briga na HPE foi pela segunda colocação, conquistada pela equipe do veleiro Repeteco, de Fernando Haaland, que aliás, foi o único a vencer o Ginga em uma das regatas.

O Repeteco somou 15 pontos (já considerando os descartes) e garantiu a segunda colocação com a regularidade de sete segundo-lugares, uma vitória e um quarto, nas 9 regatas da etapa. Em terceiro, o Bond Girl, de Rique Wanderlei, que somou 24 pontos.

Na RGS outro destaque. O veleiro Montecristo, de Julio Cechetto teve impressionante regularidade e perdeu apenas uma das seis regatas disputadas. Garantiu o primeiro lugar ao somar 8 pontos, descartar sua única derrota, um terceiro lugar e finalizar a etapa com 5 pontos.

Com 10 pontos, já considerado o descarte, o Inaê/Transbrasa, de Bayard F.Umbuzeiro Fiho, foi o segundo colocado na etapa. Aliás, vale ressaltar que foi o Inaê o responsável pela única derrota do Montecristo.

O Jazz, de John Julio Jansen, terminou a etapa em terceiro, somando 17 pontos, considerando o descarte de sua pior colocação.

Por fim, na Classe Bico de Proa o H2Orça levou a primeira colocação da etapa.

Esta terceira etapa da Copa Suzuki, assim como as demais, foi realizada em dois finais de semana e foi particularmente marcada pelos ventos firmes e constantes, pela confraternização em terra e, sem dúvida, pelo surgimento dos “barcos a serem batidos”, na próxima e última etapa.

A Copa Suzuki prossegue nos dias 25 e 26 de novembro e 2 e 3 de dezembro. A etapa começará com a tradicional regata Volta à Ilhabela, Sir Peter Blake e vai consolidar o sucesso deste que é o mais tradicional campeonato de vela oceânica aqui do Litoral Norte paulista.

Foto: Aline Bassi

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024