Quebra-cabeça: superiate Maiora 42 desafia disposições tradicionais de barcos de luxo
Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores


Pegue todos os seus conhecimentos sobre uma disposição típica de um superiate e jogue fora. O Maiora 42 Exuma — que ficará pronto apenas em 2027 e já conta com uma unidade vendida — chegará ao mercado com um layout que promete ser totalmente diferente do que conhecemos no universo náutico.
Superiate de R$ 260 milhões promete ser a casa de praia flutuante definitiva
Iates que unem IA e painéis solares: novidade da Sunreef foca em energia inteligente
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O coração do barco, por exemplo, não está mais no salão do convés principal, mas sim no superior, que foi completamente redesenhado para um lounge aberto e projetado para relaxamento e convívio ao ar livre. Além disso, as cabines dos hóspedes não estão mais nos deques inferiores.


Fabricada pela construtora naval italiana Maiora Yachts, o modelo de 139 pés (42,3 metros de comprimento) desafia as convenções nos seus quatro “andares”. O superiate esbanja salões centrais reduzidos e espaços generosos, com áreas otimizadas para evitar lugares “subutilizados”, como define a empresa.


O design exterior é marcado pelo dinamismo e sofisticação, com superfícies horizontais elegantes e painéis de vidro expansivos e ininterruptos. Como todo superiate de luxo, houve também um trabalho para fundir os limites entre os espaços internos e externos — o que deu muito certo.


Sem equipamentos que normalmente são encontrados no convés superior, como posto de comando e áreas técnicas, os projetistas não economizaram no espaço. Logo, veio uma área totalmente envidraçada e abertura por todos os cantos, sem contar com os terraços dobráveis.
O convés superior foi redesenhado como um santuário, livre de desordem técnica e caminhos operacionais– informa o site da Maiora Yachts
Diferente dos iguais
Lá no alto, o espaço interno abriga uma sala de jantar principal, enquanto o convés de popa é equipado com uma elegante piscina de vidro. Próximo à proa tem um inovador solário com controle remoto que pode ser ajustado para aproveitar os raios de sol — mesmo que ele mude de posição durante o dia.


O espaço interno também chegará com novidades. Não mais relegadas ao convés inferior, as cabines de hóspedes podem ser encontradas perto do espaço privativo do proprietário, no convés principal — todas com volumes generosos e janelas do chão ao teto.
A suíte máster está situada na proa, para máxima privacidade do dono. O quarto oferece áreas de estar e dormir separadas, dois closets e banheiro particular para homem e mulher, além de um bar privativo. Ao todo, o superiate Maiora 42 acomoda até 12 hóspedes em quatro cabines VIP mais o “mimo” do proprietário.


A embarcação ainda ostenta espaço para guardar brinquedos aquáticos e um grande cockpit de dois níveis. Com isso, sobrou mais espaço no convés inferior, que ficou todo dedicado para o trabalho da tripulação — que dispõem de cinco cabines para nove tripulantes.


Um espaço multifuncional, que pode ser configurado como academia, sala de massagem, sala de mídia ou até mesmo mais uma cabine, não poderia faltar e também está incluída no projeto.
Nem tudo precisa ser radical
No design de interiores, o tradicional ganha destaque. Com uso de materiais premium, as áreas exalam elegância atemporal. A combinação do mármore com espelhos em tom de bronze claro e madeira tipo teca para o chão deixa o ambiente ainda mais sofisticado.


Quando o assunto é motorização, o futuro proprietário tem duas escolhas: dois Volvo Penta IPS 40 de 2 mil hp ou três MTUs de 2,6 mil hp. A opção mais potente pode impulsionar o barco até 30 nós (55 km/h), com uma velocidade de cruzeiro de 26 nós (48 km/h) e alcance de 1.800 milhas náuticas.
Para Sebastiano Fanizza, CEO do Next Yacht Group que integra o estaleiro Maiora, o modelo marca o início de uma nova era no setor: “quando a experiência a bordo é projetada corretamente, o iate se torna transparente aos olhos dos proprietários”.
Inauguramos uma nova era na vida marítima que supera convenções ultrapassadas para abraçar um conceito que finalmente coloca as pessoas, e não lógicas antigas, no centro do projeto– finaliza o CEO.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela
Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!
Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”
A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960




