Capela do que já foi hospital psiquiátrico esconde piscina de 24 metros

Estrutura de 1893, em Londres, foi convertida em condomínio que mantém características vitorianas até em academia

09/04/2025
Foto: Virgin Active/Divulgação

Fazer uma aula de natação contemplando a estrutura e os vitrais de uma igreja datada de 1893 é possível no Repton Park, no bairro de Redbridge, em Londres. O local, que foi o hospital psiquiátrico Claybury Hospital até 1997, se transformou em um conjunto de apartamentos de luxo que atrai até atletas da elite do futebol inglês.

A piscina, de 24 metros, é um dos pontos fortes do complexo, onde a Virgin Active implantou uma academia em meio ao cenário vitoriano da época. Os alunos treinam cercados por enormes arcos, vitrais e o teto, com um clássico formato abobadado.

Foto: Virgin Active/Divulgação

A antiga capela do hospital psiquiátrico foi transformada. Hoje, uma sauna toma o espaço do que antes foi um confessionário. Há ainda chuveiros, uma banheira de hidromassagem e uma sala de musculação, onde as janelas chegam aos 5 metros de altura. O teto arqueado, com detalhes em tons de dourado e azul-claro, levam quem passa por ali a um passado que se faz presente nos detalhes.

O complexo do antigo Claybury Hospital. Foto: Jeroen Komen / Wikimedia Commons / Reprodução

Há quem diga que o Repton Park é um condomínio popular entre celebridades. O que se escuta é que Jeremy Clarkson, Lily Allen, Kate Moss, Patsy Palmer e Simon Webbe viveram lá em algum momento. A propriedade também é famosa por ser a escolha de jogadores de times consagrados do futebol inglês, como o Arsenal.

Foto: Virgin Active/Divulgação

O antigo Claybury Hospital

O que hoje é um condomínio luxuoso antes foi um hospital psiquiátrico, o primeiro construído pelo London County Council e projetado por George Thomas Hine, renomado arquiteto especializado em instituições psiquiátricas.

Foto: Hunt Property Services Ltd. / Divulgação

O local era considerado um modelo moderno para a época, uma vez que incorporava inovações no tratamento de doenças mentais, como espaços arejados, jardins terapêuticos e separação por gênero. Durante décadas, o hospital abrigou milhares de pacientes e seguiu as mudanças nas abordagens psiquiátricas do século 20, passando da custódia para tratamentos com medicamentos e terapias.

 

Com a crescente adoção da desinstitucionalização no Reino Unido, nas décadas de 1980 e 1990, que priorizava o tratamento comunitário, o Claybury Hospital entrou em declínio, sendo oficialmente fechado em 1997, quando se transformou no Repton Park, que preserva elementos históricos da arquitetura original.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Turismo náutico: a urgência de integrar o setor nos instrumentos de planejamento público

    Bianca Colepicolo defende o potencial do turismo das águas e sua integração com as linhas de ações institucionais

    Homem compra megaiate de 66 metros e pede para instalar novo convés; entenda

    Proprietário surpreendeu estaleiro italiano com o pedido durante a construção do gigante, agora ainda mais personalizado

    Ponte móvel sai do lugar para barcos passarem na Grécia; assista

    Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas

    Idoso é condenado por importar e vender dentes e ossos de baleia nos EUA

    Segundo a Justiça, homem recebeu ao menos 30 remessas de membros animal e faturou o equivalente a mais de R$ 100 mil em vendas

    Animais exóticos aparecem em praias dos EUA e surpreendem banhistas

    Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas