Confira os barcos que já estiveram em cena nos filmes de James Bond
Desde as primeiras aventuras de James Bond, Ian Fleming promulgou uma regra de ouro da qual eles nunca se desviaram: evoluir seu herói em luxo e fornecer todos os acessórios, tanto em termos de vestuário como em seus meios de locomoção. James usou e abusou de uma quantidade incrível de barcos durante suas 28 aparições no cinema. Confira abaixo:
Lyman Islander 18 Runabout em “Dr No” (1962)
Depois de se livrar de Dr. No, James Bond explodiu a base subaquática secreta. Em seguida, ele fugiu a bordo do Lyman Islander 18 com Honey Ryder (Ursula Andress). Na cena final, os dois barcos são rebocados por um barco de patrulha da Marinha dos EUA. Neste mesmo episódio, James também usa um Beech-Craft, que pertenceu a uma notável Jamaica, onde a maioria das cenas foi transformada.
Fairey Huntress 28 em “From Russia With Love” (1963)
A famosa Fairey Huntress 28, estrela do estaleiro britânico no início dos anos 60, fez uma aparição em cenas filmadas na Escócia e na Cornualha. Bond escapa a bordo da lancha cabinada.
Buelher Turbocraft e Flying Disco em “Thunderball” (1965)
O filme foi filmado na França, Grã-Bretanha e Bahamas. James Bond viaja em um Buelher Turbocraft de 19 pés, pilotado habilmente por seu contato local, Martine Beswick. No início dos anos 60, Buelher era uma marca de moda, muito inovadora para a época, graças à sua famosa propulsão a jato desenvolvida pelo neozelandês Bill Hamilton. VIPs como Jackie Kennedy ou Krutchev tinham um. O estaleiro americano entraria em colapso em 1971.
O vilão encarnado por Emilio Largo, viaja a bordo do Disco Volante, um PT20 construído pelo estaleiro Rodriquez. Tem a particularidade de ser o primeiro transporte hidrofólio de passageiros a ser conectado em 1956 entre Reggio Calabria e Messina, no sul da Itália. Para efeitos do filme, o barco foi completamente transformado em um iate de luxo com armamentos sofisticados. Na cena final, Disco Volante é atingido por um míssil. A explosão do barco é tão violenta que as janelas das casas à beira-mar em Nassau serão quebradas!
Glastron GT 150 em “Live and Let Die” (1973)
Nesta cena, 007 está tentando escapar das mãos do sinistro Dr. Kananga a bordo de um Glastron GT 150. A marca americana era a líder mundial com 24 863 unidades vendidas no ano de filmagem. Para desenvolver a busca principal, um barco de 37 metros de comprimento salta sobre os carros da polícia. A equipe de filmagem foi forçada a sacrificar dezessete Glastrons equipadas com motores de popa Evinrude de 135 hp.
Cauda longa tailandesa em “The Man with the Golden Gun” (1974)
No ano seguinte a “Live and Let Die”, James Bond retorna à perseguição de barco, desta vez através dos canais sinuosos de Bangcoc. O barco usado é uma modesta cauda longa tailandesa supermotorizada.
Q-boat Glastron em “Moonraker” (1979)
O Q-boat Glastron foi um modelo inteiramente imaginado pelos designers do estaleiro americano com lançadores de torpedos e asa delta retrátil. James Bond pilota este barco de aparência futurista em que todos os gadgets incorporados estavam em perfeito funcionamento.
Benetti em “For your eyes only” (1981)
O iate do bilionário Adnan Kashoggi tinha 87 metros de comprimento e era um dos maiores iates privados do mundo na época. Foi lançado no ano anterior pelo estaleiro Benetti, na Itália.
Monte Carlo 30 em “Goldeneye” (1995)
Para o seu primeiro filme como James Bond, Pierce Brosnan assumiu o controle de um Monte Carlo 30. Este modelo de 43 m de comprimento, cujo nome verdadeiro é Northern Cross, foi construído em 1991 pelo estaleiro sueco Marineteknik Versktads AN Oregrund. Alugado para produção durante as filmagens, Manticor foi reformado em 2001 e vendido por 7 milhões de euros em 2007 e por 4 milhões de euros oito anos depois.
Q-boat de Riddle Marine e Superhawk Sunseeker 34 em “The World Is Not Enough” (1999)
James herda um novo Q-boat desenvolvido por Riddle Marine, um dos principais especialistas americanos em propulsão a jato. O barco foi equipado com um motor Chevrolet V8 de 230 hp. Nada menos que 15 Q-boats foram construídos a filmagem. Uma cena marcante foi a rotação do barco em torno de si mesmo durante um salto. Garrafas de ar comprimido foram instaladas no porão de carga para desequilibrar o barco e ajudá-lo a girar no ar.
Sunseeker Predator 108 em “Casino Royale” (2006)
Os vilões do filme são os orgulhosos proprietários de um Sunseeker Predator 108, o maior barco construído na época pelo estaleiro e, também, um dos mais rápidos. Era equipado com 3 motores de 2000 hp MTU, juntamente com hélices de superfície Arneson.
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