Confira tudo sobre a Cimitarra 640 na edição do mês de Náutica


Revelada no São Paulo Boat Show do ano passado, a Cimitarra 640 é o mais novo lançamento do tradicional estaleiro gaúcho, que conta com 22 modelos de lanchas no portfólio, de 36 a 78 pés. Posicionada entre a Cimitarra 600 (ex-Cimitarra 560) e a Cimitarra 780 (antes Cimitarra 760), a Cimitarra 640, com 18,10 m de casco, se destaca pela versatilidade no arranjo da cabine, por sinal muito bem iluminada naturalmente na parte inferior e também pelo bom aproveitamento da proa (uma tendência atual) onde, além do solário para um casal, há também um sofá.
Apesar de grande no comprimento, a Cimitarra 640 é uma lancha estreita, com apenas 4,20 metros de boca, praticamente a mesma largura da Cimitarra 600 (com 4 m de boca), cujo casco foi usado de base no desenvolvimento do modelo desta avaliação. “Minha intenção foi fazer uma lancha com boa hidrodinâmica, sem a necessidade de motores muito potentes. Daí, mantive a boca da Cimitarra 560, mas aumentei o comprimento do casco”, revela Tomás Freitag, sócio fundador e projetista do maior estaleiro do Rio Grande do Sul. Realmente, barcos estreitos tendem a navegar melhor, principalmente enfrentando as ondas pela proa, mas perdem espaço nas acomodações.
Outra característica interessante na segunda maior lancha da Cimitarra é a sala íntima no convés inferior, onde fica a cozinha, que aproveita o grande pé-direito de 2,52 m e a boa iluminação natural, proporcionada pelas janelas laterais em forma trapezoidal. Com características próprias em termos de casco, arranjo, acabamento e motorização, a Cimitarra 640 não tem concorrente direto no segmento. Muito menos no preço: a partir de R$ 4,5 milhões.
Você pode conferir tudo sobre este modelo na edição do mês de Náutica, disponível nas principais bancas e livrarias do país, na loja online e, também, na versão digital.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
A praia do Gauiúba recebeu 15 esculturas do artista plástico Adelio Sarro, que formarão uma espécie de “museu” debaixo d’água
Registro feito pelo fotógrafo Gianluca Nonnis, que mostra fenômeno natural na região, já soma 4,3 milhões de visualizações
Uso de revestimentos vinílicos adesivos e práticas de economia circular ganham espaço na indústria náutica; JAQ H1 é exemplo da tendência
Vanderlei Becker precisou de cinco anos e muitos sacrifícios para tirar do papel um barco de alumínio de 36 pés
Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo elencou os principais destinos da categoria. Aqui destacamos as opções mais atrativas para nossos leitores. Confira!




