Congresso Internacional Náutica Lago de Itaipu: confira destaques do 1º dia

Palestras da edição especial do encontro no Lago de Itaipu discutiram potencial do turismo náutico do Paraná e outros temas

28/11/2024
Congresso Internacional Náutica abriu os trabalhos nesta quinta-feira (28). Foto: Carlos Perez/ Revista Náutica

Começou nesta quinta-feira (28) a 2ª edição do Congresso Internacional Náutica – Especial Lago de Itaipu. O encontro, que reúne prefeituras e agentes do setor para discutirem o potencial do turismo náutico no Paraná, bem como os desafios e oportunidades de uso e ocupação do “mar doce” da região, desta vez gira em torno do tema “Turismo Náutico e o Desenvolvimento Sustentável em Águas Interiores”.

Assim, diretamente do Auditório do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, as palestras do dia desenvolveram o assunto a partir de grandes personalidades do setor.

Foto: Carlos Perez/ Revista Náutica

Autoridades do governo do estado reafirmaram o compromisso com o turismo náutico para o fomento econômico e social, já que além de praias, o estado é privilegiado com grande sistema de águas interiores, como é o caso do Lago do Itaipu.

Rodrigo Neratika, do Viaje Paraná. Foto: Carlos Perez/ Revista Náutica

Além do apoio a eventos como o Foz Internacional Boat Show, que tem como foco aproximar as pessoas do “lazer sobre as águas” e apresentar novidades em produtos e serviços, o chefe do departamento de turismo náutico do Viaje Paraná, Rodrigo Neratika, trouxe informações sobre o mapeamento e os estudos realizados que identificam os principais produtos e atrativos náuticos do estado.

Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica. Foto: Carlos Perez/ Revista Náutica

Serão implantadas no Paraná novas estruturas náuticas no decorrer dos próximos 2 anos, aproximadamente, conforme aprovações e liberações legais, fruto de um investimento de R$ 250 milhões do governo estadual. Tais estruturas vão somar às entregas do Governo do Paraná em 2024, como as sete rampas de acesso, 67 píeres flutuantes e 125km de estrada para acesso náutico.

Daqui alguns anos, esperamos ver muito mais progresso nesta região, por conta do turismo náutico– Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica

Augusto da Cruz Rodrigues, chefe do Núcleo Especial da Polícia Marítima da delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu. Foto: Carlos Perez/ Revista Náutica
Yuri Benites, diretor de turismo do Itaipu Parquetec. Foto: Carlos Perez/ Revista Náutica

Outro tema abordado no congresso foi o incentivo aos fabricantes de barcos no país que já se destacam pela alta qualidade produtiva no Brasil e exportam para outros mercados. Por ser um trabalho artesanal, diferentemente de uma indústria automotiva, a produção de barcos no Brasil gera, ao ano, em torno de 120 mil empregos. Logo, há um enorme potencial a ser explorado.

Aline Teigão, gerente de Iniciativas de Turismo da Itaipu Binacional. Foto: Carlos Perez/ Revista Náutica
Eduardo Colunna, presidente da Acobar. Foto: Carlos Perez/ Revista Náutica

Eduardo Colunna, presidente da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Implementos (Acobar), disse que enquanto os Estados Unidos, na liderança do mercado náutico global, fabricam 330 mil barcos por ano, o Brasil produz em torno de 4,5 mil. Por ser uma indústria jovem, apesar de referência em qualidade, o mercado náutico brasileiro precisa de incentivos para crescer e expandir.

Oliver Hillel, do Instituto Orizzonte. Foto: Carlos Perez/ Revista Náutica

O Congresso Internacional Náutica teve ainda a palestra de Oliver Hillel, do Instituto Orizzonte  –organização dedicada ao turismo sustentável, pesquisa científica e educação ambiental. O tema de sua apresentação foi o “Estudo da Economia Náutica do Lago de Itaipu”. Vale ressaltar que o lago, localizado na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, é considerado uma das maiores reservas artificiais de água doce do mundo.

Foto: Carlos Perez/ Revista Náutica

O Congresso Internacional Náutica — Especial Lago de Itaipu segue nesta sexta-feira (29), em paralelo à 2ª edição do Foz Internacional Boat Show, com mais oito palestras previstas.

 

 


Foz Internacional Boat Show 2024

A segunda edição do Foz Internacional Boat Show chegou! Com lanchas, pontoons, jets, motores, equipamentos e acessórios, o salão náutico paranaense atraca de 28 de novembro a 1º de dezembro no Iate Clube Lago de Itaipu, o “mar doce” da região.

Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

Realizado no oeste do Paraná, o evento acontece sobre as águas doces de Foz do Iguaçu e conta com a 2ª edição do Congresso Internacional Náutica, test-drive de embarcações, atrações de vela, expedições de jet, campeonato de pesca e milhares de apaixonados pelo universo náutico nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.

 

Além disso, o salão ocorre na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, e pertinho das Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo! O Foz Internacional Boat Show tem apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Turismo e Viaje Paraná, da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec.

 

Anote aí!
2º FOZ INTERNACIONAL BOAT SHOW

Quando: De 28 de novembro a 1º de dezembro de 2024
Onde: Iate Clube Lago de Itaipu (R. Inacio Reuter Sottomaior, 1020 – Jd Porto Dourado)
Horário: Das 15h às 22h
Mais informações: site oficial do Foz Internacional Boat Show

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Congresso Internacional Náutica Lago de Itaipu: confira destaques do 1º dia

    Palestras da edição especial do encontro no Lago de Itaipu discutiram potencial do turismo náutico do Paraná e outros temas

    Cerimônia de abertura marca o início do Foz Internacional Boat Show 2024

    Com presença de autoridades e diretoria da Itaipu Binacional, momento abriu as portas da 2ª edição do salão náutico

    Última etapa da Copa Mitsubishi de Vela agita Ilhabela neste fim de semana

    Velejadores movimentarão o Canal de São Sebastião na disputa pelo título de 2024

    Começa hoje o Foz Internacional Boat Show 2024!

    Realizado no Lago de Itaipu, no Paraná, o evento náutico segue até o dia 1º de dezembro; confira as atrações

    Baleias de papinho? Esse é novo palpite para sons misteriosos no Oceano Antártico

    Registrados ao longo de 40 anos, pesquisadores acreditam que "grasnados" são de baleias-minke