Brasileira Uma Creixell vence Campeonato Europeu de Optimist 2025

Competição foi realizada em Çeşme, na Turquia, e contou com quatro atletas brasileiros. Veja o desempenho da equipe nacional

Por: Nicole Leslie -
04/06/2025
Uma Creixell no Campeonato Europeu de Optimist 2025. Foto: Matias Capizzano / Reprodução

É do Brasil! Aos 14 anos, a jovem velejadora Uma Creixell conquistou o título do Campeonato Europeu de Optimist 2025 na categoria feminina. A disputa movimentou as águas de Çeşme, na Turquia, desde sexta-feira (30), com pódios confirmados nesta terça-feira (3).

Com 34 pontos acumulados, Creixell garantiu o primeiro lugar, seguida pela espanhola Maria De Lluc Bestard (40 pontos) e pela grega Eleni Triantou (64 pontos). Vale lembrar que, nas regatas de vela, vence quem soma menos pontos ao longo das provas, por isso a pontuação é invertida.

Instrutor Alexandre Paradeda e Uma Creixell. Foto: Instagram / @optimistbrasil / Reprodução

Além de Uma, o Brasil contou com mais três representantes. Lara Candemil ficou em 6º lugar no feminino, com 72 pontos. No masculino, Thomas Oliveira terminou em 18º lugar (134 pontos) e Davi Sugai em 68º (371 pontos).

 

A competição reuniu 115 atletas na categoria feminina e 141 na masculina. A equipe brasileira foi treinada por Alexandre Paradeda, técnico com amplo histórico de conquistas na vela.

Seleção brasileira de Optimist 2025, com o treinador ao centro. Foto: Instagram @velejar_ / Reprodução

Com uma vantagem de seis net points sobre a vice-campeã, Uma Creixell garantiu o ouro já na penúltima regata — a nona das dez disputadas — e consolidou seu nome entre os grandes talentos da vela jovem internacional.


Histórico brasileiro na classe

O Brasil tem bons motivos para acreditar em seus representantes. Em 2021, o país conquistou seu primeiro título mundial na classe Optimist com Alex Di Francesco Kuhl, em campeonato realizado no Lago di Garda, na Itália.

O que é a classe Optimist?

A classe Optimist — ou Op — é voltada a atletas de 7 a 15 anos. A categoria é uma das mais populares do mundo na iniciação à vela.

 

As embarcações de Op são menores e mais estáveis que as de uso adulto, com comprimentos que não chegam a 2,5 metros e capacidade para até 60 kg. O resultado são veleiros que garantem mais segurança e estabilidade para que os pequenos velejadores deem suas primeiras braçadas no esporte.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Como saber se a praia está própria para banho em SP? Veja as recomendações

    Chegada do verão é marcada pelo aumento de banhistas no litoral paulista, que pode aumentar o risco de infecção nas águas

    Habilitação de Arrais Amador gratuita: concurso abre inscrições em Cabedelo, na Paraíba

    Jovens de 18 a 29 anos poderão concorrer à formação com cursos teórico e prático pagos pela prefeitura

    Modelo de barco utilizado por Cleópatra há 2 mil anos foi encontrado na costa do Egito

    Embarcação de 35 metros era considerada de luxo e exigia ao menos 20 remadores para navegar

    Design de iate chinês foge do convencional e chama atenção; conheça o Allegro Flybridge 98

    Em seus quase 30 metros estão ambientes que fogem do padrão e uma motorização que pode chegar aos 2800 hp

    Clima natalino? Fenômeno natural faz areia de praia em SP "brilhar no escuro"; assista

    Bioluminescência chegou a Itararé, em São Vicente, no último sábado (6). Registro mostra o brilho se formando de perto