Seleção brasileira de Optimist representa o país no Campeonato Europeu
Competição acontece em Çeşme, na Turquia, de 30 de maio a 3 de junho


A nova geração da vela brasileira está pronta para mostrar seu talento nas águas da Turquia. Começa nesta sexta-feira (30) o Campeonato Europeu de Optimist 2025, que movimentará as águas da cidade de Çeşme até terça-feira (3).
Aleixo Belov atraca nos Açores 45 dias após partir do Brasil rumo à Rússia
Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Voltada a velejadores de até 15 anos, a classe Optimist é considerada a porta de entrada para a vela de alto rendimento. E o campeonato europeu é um dos maiores palcos do mundo para esses jovens talentos.
A edição deste ano reúne 258 velejadores, vindos de 43 países. Entre eles, quatro brasileiros representam o país com orgulho: Lara Candemil (Santa Catarina), Uma Creixell (Rio Grande do Sul), Davi Sugai e Thomas Oliveira (ambos do estado de São Paulo).


O time foi preparado por Alexandre Paradeda, instrutor que acumula medalhas em campeonatos mundiais, sul-americanos e pan-americanos. A equipe desembarcou em solo turco no último sábado (24) e realiza treinos de preparação desde então.
Histórico brasileiro na classe
O Brasil tem bons motivos para acreditar em seus representantes. Em 2021, o país conquistou seu primeiro título mundial na classe Optimist com Alex Di Francesco Kuhl, em campeonato realizado no Lago di Garda, na Itália.
O que é a classe Optimist?
A classe Optimist — ou Op — é voltada a atletas de 7 a 15 anos. A categoria é uma das mais populares do mundo na iniciação à vela.
As embarcações de Op são menores e mais estáveis que as de uso adulto, com comprimentos que não chegam a 2,5 metros e capacidade para até 60 kg. O resultado são veleiros que garantem mais segurança e estabilidade para que os pequenos velejadores deem suas primeiras braçadas no esporte.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Rio intermitente fica na Austrália e pode ter entre 350 e 400 milhões de anos
Evento que resultou em desculpas reais aconteceu em 2014, mas voltou a ganhar espaço na internet mais de uma década depois
Animais que precisam de luz disputam recursos; escoamento agrícola e grandes volumes de chuvas estão entre as causas
Pesquisa indica que dieta de mais de 100 mil kcal do animal não se baseava apenas em grandes baleias
Modelos da marca atendem a diferentes objetivos, como lazer, trabalho e geração de energia