Seleção brasileira de Optimist representa o país no Campeonato Europeu

Competição acontece em Çeşme, na Turquia, de 30 de maio a 3 de junho

Por: Nicole Leslie -
29/05/2025
Seleção brasileira de Optimist 2025, com o treinador ao centro. Foto: Instagram @velejar_ / Reprodução

A nova geração da vela brasileira está pronta para mostrar seu talento nas águas da Turquia. Começa nesta sexta-feira (30) o Campeonato Europeu de Optimist 2025, que movimentará as águas da cidade de Çeşme até terça-feira (3).

Voltada a velejadores de até 15 anos, a classe Optimist é considerada a porta de entrada para a vela de alto rendimento. E o campeonato europeu é um dos maiores palcos do mundo para esses jovens talentos.

 

A edição deste ano reúne 258 velejadores, vindos de 43 países. Entre eles, quatro brasileiros representam o país com orgulho: Lara Candemil (Santa Catarina), Uma Creixell (Rio Grande do Sul), Davi Sugai e Thomas Oliveira (ambos do estado de São Paulo).

Lara Candemil em veleiro Op. Foto: Veleiros da Ilha / Reprodução

O time foi preparado por Alexandre Paradeda, instrutor que acumula medalhas em campeonatos mundiais, sul-americanos e pan-americanos. A equipe desembarcou em solo turco no último sábado (24) e realiza treinos de preparação desde então.


Histórico brasileiro na classe

O Brasil tem bons motivos para acreditar em seus representantes. Em 2021, o país conquistou seu primeiro título mundial na classe Optimist com Alex Di Francesco Kuhl, em campeonato realizado no Lago di Garda, na Itália.

O que é a classe Optimist?

A classe Optimist — ou Op — é voltada a atletas de 7 a 15 anos. A categoria é uma das mais populares do mundo na iniciação à vela.

 

As embarcações de Op são menores e mais estáveis que as de uso adulto, com comprimentos que não chegam a 2,5 metros e capacidade para até 60 kg. O resultado são veleiros que garantem mais segurança e estabilidade para que os pequenos velejadores deem suas primeiras braçadas no esporte.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ministro do Trabalho defende capacitação na rota da descarbonização durante visita ao JAQ H1 na COP30

    Luiz Marinho destacou a urgência na formação de trabalhadores e ouviu de Ernani Paciornik que o JAQ H1 simboliza uma virada real na navegação limpa

    Consórcio Acqua Vias SP vence leilão por 14 travessias hídricas de SP

    Parceria prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos e volta olhares à sustentabilidade, com embarcações 100% elétricas. Confira linhas contempladas

    Do jeitinho americano: Triton levou quatro lanchas ao Fort Lauderdale International Boat Show 2025

    Estaleiro paranaense marcou presença no consagrado salão estadunidense pela quinta vez

    2ª edição do Salvador Boat Show supera expectativas de público, negócios e investimentos

    Em quatro dias, evento foi responsável pela venda de mais de 40 embarcações e superou 5 mil visitantes

    Rio Boat Show já tem data para abrir o calendário de salões náuticos em 2026

    Principais players do mercado se reuniram na Cidade Maravilhosa nesta terça-feira (11) para o coquetel de lançamento do evento, que ocorrerá de 25 de abril a 3 de maio