Mitsubishi Soto 40

Por: Redação -
14/04/2015

O veleiro brasileiro Pajero foi o grande vencedor desta terça-feira no Mitsubishi Motors S40 World Championship. Nas duas regatas realizadas na raia de Jurerê, em Florianópolis (SC), a embarcação liderada por José Maria Torcida aproveitou bem os ventos que chegaram a 20 nós.

Em mais um dia com o céu aberto e muito sol, os competidores participaram de duas regatas barla sota com quatro pernas de duas milhas, com ventos sempre na direção Nordeste.

“Hoje o vento veio com muita intensidade logo na primeira regata. Nesse cenário nos saímos bem, conseguimos traçar a tática certa e não ficamos ‘disputando’ vento com outras embarcações”, comemora José Torcida.

Também da tripulação do Pajero, o jovem Amaury Gonçalves, de apenas 20 anos, se diz empolgado em competir lado a lado com grandes nomes da vela mundial. “É muito gratificante estar em um campeonato onde nomes como Torben Grael e Jochen Schümann, entre outros, estão na água”, ressalta Gonçalves.

Com as vitórias de hoje, o Pajero subiu oito posições na classificação geral, e agora está na vice-liderança do campeonato, com 28 pontos perdidos. O também brasileiro Carioca, de Roberto Martins, está em 3º, com a mesma pontuação, mas com uma vitória a menos. Quem lidera a competição é o argentino Patagônia, com 18 pontos perdidos.

Tricampeão Olímpico nas águas de Jurerê
Mesmo em meio a grandes nomes do esporte que estão em Florianópolis (SC) para mundial, Jochen Schümann se destaca. Um dos tripulantes da equipe alemã EarlyBird, que está na quinta colocação, o atleta é detentor de três medalhas olímpicas de ouro e uma de prata.

“É muito bom participar de um campeonato em um lugar tão bonito. Nesta época do ano não é possível navegar na Alemanha, por causa do frio. Aqui temos ótimas condições de regata”, explica o velejador, que também venceu duas America’s Cup, em 2003 e 2007, e ganhou o título de melhor velejador do mundo em 1996.

Para ele, o nível técnico da competição é muito alto. “Temos grandes tripulações competindo em igualdade, o que torna o campeonato ainda mais interessante e imprevisível”.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casa de vidro sobre as águas no Texas está à venda por quase R$ 30 milhões; conheça

    Residência fica na cidade de Round Top, cujo último senso registrou população de 91 habitantes

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos

    Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

    Alerta da Marinha do Brasil vale para as cidades de Santos e Campos dos Goytacazes; confira dicas de segurança em caso de ressaca marítima

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano