Mitsubishi Soto 40
O veleiro brasileiro Pajero foi o grande vencedor desta terça-feira no Mitsubishi Motors S40 World Championship. Nas duas regatas realizadas na raia de Jurerê, em Florianópolis (SC), a embarcação liderada por José Maria Torcida aproveitou bem os ventos que chegaram a 20 nós.
Em mais um dia com o céu aberto e muito sol, os competidores participaram de duas regatas barla sota com quatro pernas de duas milhas, com ventos sempre na direção Nordeste.
“Hoje o vento veio com muita intensidade logo na primeira regata. Nesse cenário nos saímos bem, conseguimos traçar a tática certa e não ficamos ‘disputando’ vento com outras embarcações”, comemora José Torcida.
Também da tripulação do Pajero, o jovem Amaury Gonçalves, de apenas 20 anos, se diz empolgado em competir lado a lado com grandes nomes da vela mundial. “É muito gratificante estar em um campeonato onde nomes como Torben Grael e Jochen Schümann, entre outros, estão na água”, ressalta Gonçalves.
Com as vitórias de hoje, o Pajero subiu oito posições na classificação geral, e agora está na vice-liderança do campeonato, com 28 pontos perdidos. O também brasileiro Carioca, de Roberto Martins, está em 3º, com a mesma pontuação, mas com uma vitória a menos. Quem lidera a competição é o argentino Patagônia, com 18 pontos perdidos.
Tricampeão Olímpico nas águas de Jurerê
Mesmo em meio a grandes nomes do esporte que estão em Florianópolis (SC) para mundial, Jochen Schümann se destaca. Um dos tripulantes da equipe alemã EarlyBird, que está na quinta colocação, o atleta é detentor de três medalhas olímpicas de ouro e uma de prata.
“É muito bom participar de um campeonato em um lugar tão bonito. Nesta época do ano não é possível navegar na Alemanha, por causa do frio. Aqui temos ótimas condições de regata”, explica o velejador, que também venceu duas America’s Cup, em 2003 e 2007, e ganhou o título de melhor velejador do mundo em 1996.
Para ele, o nível técnico da competição é muito alto. “Temos grandes tripulações competindo em igualdade, o que torna o campeonato ainda mais interessante e imprevisível”.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Palestras reunirão grandes nomes do mundo náutico para bate-papo interativo durante a 26ª edição do salão, de 26 de abril a 4 de maio
Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar
Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos
Encontro permite dialogar com Marinha do Brasil sobre atualizações nas normas de navegação
Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar