Dia de decisão

Por: Redação -
14/08/2016

Em um dia de sol e calor no Rio de Janeiro, com temperatura na casa dos 26 °C, todas as atenções na Marina da Glória — sede das competições de vela na Rio-2016 — voltam-se para a classe RS:X, que terá, daqui a pouco, a sua decisão, com a realização das Medal Races. Apenas dez atletas participam de cada uma das chamadas Regatas da Medalha, e há dois brasileiros na disputa: os velejadores Ricardo Winicki, “Bimba”, e Patricia Freitas, da RS:X, classificados em 7º e 9º lugar na geral, respectivamente.

Bimba é quem vai para a raia primeiro. A previsão de largada às 13h05, no entanto, foi revista, em razão da falta de ventos. Porém, tanto a primeira quanto a segunda colocação na RS:X Masculino já estão definidas — com sabor de repeteco. O holandês Dorian van Rijsselberghe, dono do ouro em Londres-2012, fez o mesmo na Rio-2016. Assim como o britânico Nick Dempsey, que ficou com a prata nos Jogos de Londres e, agora, repete a posição nos Jogos da Cidade Maravilhosa. Ambos só perderão suas posições se forem desqualificados na regata derradeira, o que é, praticamente, impossível.

Assim, resta o bronze, mas, infelizmente, Bimba não tem mais condições matemáticas de conquistá-lo. Resta a ele, então, cumprir um bom desempenho na raia da Praia do Flamengo. Os melhores resultados do velejador brasileiro em Olimpíadas foram um quarto e um quinto lugar, em Atenas-2004 e em Pequim-2008, respectivamente.

No caso da RS:X Feminino, com largada prevista para as 14h05, está tudo em aberto, mas as chances de Patricia Freitas são difíceis, matematicamente, já que, além de uma boa performance, ela precisa de uma combinação de resultados para subir ao pódio. De qualquer forma, em sua conta no Instagram, a atleta pediu, ontem, a ajuda dos brasileiros para conseguir o possível e o impossível na raia. “(Estou) Convocando toda a torcida para fazer muito barulho na Praia do Flamengo, amanhã”, escreveu.

Além das Medal Races na classe RS:X, haverá, hoje, disputas regulares nas categorias 470 Feminino e Masculino, Nacra 17 e Finn.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

    Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

    Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena

    Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos

    Ilha com ‘paisagem extraterrestre’ tem árvore que ‘sangra’ e espécies únicas no planeta

    Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade

    Tubarão mais velho do mundo pode ajudar a aumentar a longevidade humana

    Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira

    Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

    Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti