Dia de decisão

Por: Redação -
14/08/2016

Em um dia de sol e calor no Rio de Janeiro, com temperatura na casa dos 26 °C, todas as atenções na Marina da Glória — sede das competições de vela na Rio-2016 — voltam-se para a classe RS:X, que terá, daqui a pouco, a sua decisão, com a realização das Medal Races. Apenas dez atletas participam de cada uma das chamadas Regatas da Medalha, e há dois brasileiros na disputa: os velejadores Ricardo Winicki, “Bimba”, e Patricia Freitas, da RS:X, classificados em 7º e 9º lugar na geral, respectivamente.

Bimba é quem vai para a raia primeiro. A previsão de largada às 13h05, no entanto, foi revista, em razão da falta de ventos. Porém, tanto a primeira quanto a segunda colocação na RS:X Masculino já estão definidas — com sabor de repeteco. O holandês Dorian van Rijsselberghe, dono do ouro em Londres-2012, fez o mesmo na Rio-2016. Assim como o britânico Nick Dempsey, que ficou com a prata nos Jogos de Londres e, agora, repete a posição nos Jogos da Cidade Maravilhosa. Ambos só perderão suas posições se forem desqualificados na regata derradeira, o que é, praticamente, impossível.

Assim, resta o bronze, mas, infelizmente, Bimba não tem mais condições matemáticas de conquistá-lo. Resta a ele, então, cumprir um bom desempenho na raia da Praia do Flamengo. Os melhores resultados do velejador brasileiro em Olimpíadas foram um quarto e um quinto lugar, em Atenas-2004 e em Pequim-2008, respectivamente.

No caso da RS:X Feminino, com largada prevista para as 14h05, está tudo em aberto, mas as chances de Patricia Freitas são difíceis, matematicamente, já que, além de uma boa performance, ela precisa de uma combinação de resultados para subir ao pódio. De qualquer forma, em sua conta no Instagram, a atleta pediu, ontem, a ajuda dos brasileiros para conseguir o possível e o impossível na raia. “(Estou) Convocando toda a torcida para fazer muito barulho na Praia do Flamengo, amanhã”, escreveu.

Além das Medal Races na classe RS:X, haverá, hoje, disputas regulares nas categorias 470 Feminino e Masculino, Nacra 17 e Finn.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova IA do Google promete “traduzir” golfinhos

    Batizada de DolphinGemma, plataforma foi treinada com dados comportamentais de golfinhos-pintados-do-Atlântico

    Reformado: após 10 anos, Benjamim Guimarães volta a navegar pelo São Francisco

    Símbolo do Velho Chico, embarcação centenária se prepara para retomar travessia entre Pirapora e Juazeiro

    Turismo náutico: a urgência de integrar o setor nos instrumentos de planejamento público

    Bianca Colepicolo defende o potencial do turismo das águas e sua integração com as linhas de ações institucionais

    Homem compra megaiate de 66 metros e pede para instalar novo convés; entenda

    Proprietário surpreendeu estaleiro italiano com o pedido durante a construção do gigante, agora ainda mais personalizado

    Ponte móvel sai do lugar para barcos passarem na Grécia; assista

    Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas