Emirados Árabes Unidos lançam cluster marítimo para estimular o desenvolvimento da área

Por: Redação -
06/10/2021

O Ministério de Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos escolheu o Dia Marítimo Mundial (30 de setembro) para anunciar o lançamento do Cluster Marítimo dos Emirados Árabes Unidos — um agrupamento de indústrias, empresas, instituições, serviços e atividades ligadas à economia marítima para estimular o desenvolvimento da área.

 

O novo cluster tem como objetivos promover o setor marítimo dos Emirados Árabes Unidos globalmente, além de impulsionar a economia marítima nacional. Embora ele se concentre principalmente nas atividades de transporte marítimo comercial dos Emirados Árabes Unidos, o setor de barcos de recreio e iates do país também estará envolvido.

 

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

 

A formação do cluster foi descrita por HE Eng. Suhail Al Mazrouei, Ministro da Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos, como “uma das nossas principais iniciativas para contribuir com o crescimento do setor marítimo durante os próximos 50 anos.

 

Esse setor, em específico, é um indicador significativo do PIB dos Emirados Árabes Unidos. Atualmente, estima-se que ele represente cerca de 91 bilhões de dirhams (moeda árabe) anualmente. Esperamos dobrar esse número dentro de alguns anos, construindo pontes para integrar as várias organizações e partes interessadas envolvidas”.

 

Para o lançamento do agrupamento, o Ministério vai construir uma rede exclusiva de comunicação, composta pelas várias entidades do setor marítimo. O intuito é criar uma plataforma para o lançamento das variadas atividades e eventos que o Cluster Marítimo dos Emirados Árabes Unidos irá implementar.

 

Também será um centro de conhecimento para autoridades do meio em todo o mundo, proporcionando um verdadeiro aprendizado sobre as oportunidades disponíveis na indústria do setor e nos investimentos na economia azul (como é chamada a economia marítima) dos Emirados Árabes Unidos.

 

Leia também

» Mergulhadores amadores encontram tesouro romano no fundo do mar

» Antigo fuzileiro naval atravessa Atlântico a remo, sem suporte, e revela medo de mar aberto

» Beyoncé aproveita férias a bordo de megaiate de Jeff Bezos, dono da Amazon. Veja

 

O Ministro completou: “Com base no modelo da União dos Emirados Árabes Unidos, vamos unificar o setor marítimo com o lançamento do Cluster Marítimo dos Emirados Árabes Unidos, que será uma plataforma que integra as capacidades das várias entidades e organizações, sejam federais, locais ou do setor privado”.

 

“O cluster irá aprimorar seu desempenho ao reunir as competências e experiências de profissionais e especialistas que trabalham no setor marítimo dos Emirados Árabes Unidos — muitos dos quais são especialistas de classe mundial. Isso construirá um gigante portfólio para criar novas oportunidades, focadas no desenvolvimento do setor em específico”.

 

HE Eng. Hessa Al Malek, assessora do Ministro para Assuntos de Transporte Marítimo, Ministério de Energia e Infraestrutura, disse: “O lançamento do Cluster Marítimo dos Emirados Árabes Unidos é um passo indispensável no caminho da preparação da candidatura dos Emirados Árabes Unidos para sua adesão à Categoria B da Organização Marítima Internacional (IMO), já na sua terceira vez”.

 

Você quer ver sua marca dentro das plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!

 

O UAE Maritime Cluster apresentará um portal com um banco de dados centralizado de entidades do setor marítimo, bem como uma rede de organizações e profissionais marítimos nos Emirados Árabes Unidos.

Também organizará eventos, conferências e painéis de discussão para reunir o governo e os setores privados para discutir ideias, fazer avançar o setor marítimo e ajudar a formular a estratégia marítima para os próximos 50 anos.

 

Um grupo de reflexão central será lançado para explorar oportunidades de investimento e projetos marítimos inovadores como resultado da unificação dos esforços e ideias das organizações marítimas nos Emirados Árabes Unidos. A cooperação também será fortalecida entre alunos de academias marítimas, facilitando a conexão com especialistas e profissionais dos Emirados Árabes Unidos.

 

Por Naíza Ximenes, sob supervisão a jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Farol da Barra Home Club: estilo de vida elegante à beira-mar em Santa Catarina

    Com acabamento de alto padrão, empreendimento residencial da Rôgga será referência em lazer e terá Open Mall

    Distribuidora de produtos náuticos, Kamell estará no São Paulo Boat Show com marca própria

    Amplo catálogo da empresa capixaba ainda inclui produtos em parceria com marcas japonesas e coreanas

    Ventura terá barcos com condições especiais na abertura do São Paulo Boat Show 2024

    Batizada de Super Quinta Ventura, ação abrange entrada facilitada, ofertas e bonificações para quatro embarcações, incluindo lançamentos

    Colapso de 90% dos caranguejos-das-neves pode ter influência humana, segundo pesquisa

    Segundo pesquisa pelo NOAA, a "borealização" causada pelos humanos aumentou a temperatura das águas do Ártico; entenda

    Ricci Boat apresentará cursos de serviços náuticos no São Paulo Boat Show 2024

    Especialista em higienização e detalhamento de embarcações estará no salão paulista de 19 a 24 de setembro