Superiate de 144 pés entrega layout revolucionário: conheça o X145 Global

Com cinco deques, novidade da Extra Yachts promete romper com padrões da distribuição de espaços a bordo

Por: Nicole Leslie -
09/09/2025
Foto: Extra Yachts / Divulgação

Espaço, elegância e ousadia são os pilares do novo modelo revelado pela Extra Yachts: o X145 Global. Com 144 pés (44 metros de comprimento), o superiate foi concebido para otimizar cada metro quadrado, rompendo com os padrões tradicionais de distribuição de ambientes em embarcações de luxo.

Apresentado pelo estaleiro italiano que integra o grupo Palumbo Superyachts na última quinta-feira (4), o modelo impressiona já pelo exterior: cinco deques estrategicamente divididos compõem sua silhueta robusta e ao mesmo tempo sofisticada.

Foto: Extra Yachts / Divulgação

No convés principal, onde em outros superiates costuma reinar a área social, o X145 Global inova ao reservar o espaço para as cinco cabines de hóspedes. O espaço aproveita toda a boca da embarcação (9,1 metros), garantindo conforto e privacidade incomuns.

Suíte máster. Foto: Extra Yachts / Divulgação
Área de banheiro da suíte privativa. Foto: Extra Yachts / Divulgação

O proprietário que chamar um X145 Global de seu desfrutará de ainda mais exclusividade. Isso porque a suíte máster ocupa o segundo deque mais alto, com quarto, banheiro, closet e até um terraço particular a poucos passos.

Mesa para refeições. Foto: Extra Yachts / Divulgação
Deque do lounge tem espaços para lazer equipado com sofás e poltronas. Foto: Extra Yachts / Divulgação

No topo, o deque panorâmico se transforma em um grande lounge de convivência, pensado para refeições e lazer, com vista livre de 360°.

Ao topo, deque de área comum. Abaixo, “andar” privativo do proprietário. Foto: Extra Yachts / Divulgação

Já no nível do mar, está um dos pontos fortes do projeto: o beach-club de 80 m², equipado com plataformas dobráveis que ampliam o espaço e conectam os convidados diretamente à água.

Foto: Extra Yachts / Divulgação

O deque inferior foi desenhado com foco na tripulação de até oito pessoas. São quatro cabines duplas com banheiros privativos, além de uma cozinha profissional. A planta ainda permite incluir uma academia, que vem como cômodo opcional.


Na popa do convés principal, uma garagem permite abrigar um bote de 8,5 metros, barco de resgate, dois jets e uma coleção de brinquedos náuticos.

Foto: Extra Yachts / Divulgação

A assinatura do design externo vem do italiano Agon Studio, que combinou uma proa vertical imponente com um casco de aço de linhas limpas e amuradas baixas. Já os interiores foram desenhados pelo Hot Lab, de Milão, que apostou em paredes de vidro, layout aberto e geometrias suaves para um visual mais clean. O resultado são espaços banhados de luz natural, que convidam a contemplar o mar sem esforço.

Foto: Extra Yachts / Divulgação

Apesar de todo o estilo, o X145 Global foi desenhado para ser um iate explorador. Seu tanque de 50 mil litros garante autonomia de 4 mil milhas náuticas (aproximadamente 7,4 mil km) a 10 nós (cerca de 18 km/h), permitindo travessias oceânicas sem escalas.

 

Para movimentar tudo isso, o modelo vem equipado com dois motores Caterpillar C32 ACERT, capazes de levar o superiate a cruzeiros longos com segurança e desempenho. Veja mais fotos!

Foto: Extra Yachts / Divulgação
Foto: Extra Yachts / Divulgação
Foto: Extra Yachts / Divulgação
Foto: Extra Yachts / Divulgação
Foto: Extra Yachts / Divulgação
Foto: Extra Yachts / Divulgação

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Yamaha anuncia linha WaveRunner 2026 com 12 produtos e jet de edição ilimitada

    Fabricante japonesa completa 40 anos de história nos jets em nova coleção focada em performance e tecnologia

    Audi lança prancha aquática “voadora” no Brasil; saiba quanto custa

    Modelo foi apresentado em quatro versões durante o Audi e-tron Experience, encontro dedicado à linha elétrica da marca no Ceará

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!