“Despedida da água na canela”: Fibrafort lança Focker 355 GTS e inaugura nova Linha Explorer
Lançamento mundial aconteceu nesta quinta-feira (18), no São Paulo Boat Show. Evento segue até 23 de setembro


“Aqui a gente se despede da água na canela”. Foi assim que o jornalista Ivan Moré (ex-rede Globo) apresentou a Focker 355 GTS, novidade da Fibrafort que inaugura a Linha Explorer do estaleiro catarinense, onde a diversão promete ultrapassar os 200 metros da costa. O lançamento mundial da lancha aconteceu nesta quinta-feira (18), no São Paulo Boat Show 2025.
Transmissão ao vivo mostra detalhes do 1º dia do São Paulo Boat Show 2025
Foi dada a largada: cerimônia de abertura dá início ao São Paulo Boat Show 2025
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Marcio Ferreira, CEO da Fibrafort, explicou que, quando o estaleiro se propôs a produzir a nova 355 GTS, a preocupação era consolidar um desejo dos consumidores da marca. Há 35 anos no mercado, a fabricante soma nada menos que 19 mil barcos na água.
Nossa vontade é sempre fazer um barco melhor, que seja confortável, para toda família, robusto, sem deixar de ser elegante– destacou Marcio Ferreira


Feita para ir mais longe, a nova embarcação chega com comando intuitivo, amplo espaço de circulação e preparada para receber pets. Segundo o estaleiro, trata-se de “uma lancha que te mantém seco, estável e no controle”.


A Focker 355 GTS tem 10,52 metros de comprimento e 3,21 metros de boca — espaço suficiente para 14 pessoas aproveitarem passeios diurnos, enquanto quatro podem pernoitar. Sua potência mínima vem de dois motores de 250 hp, ao passo que a máxima comporta uma dupla de 350 hp.
Uma Focker é mais do que um investimento, é mais do que um presente, é mais do que um barco. Ela é uma recompensa para pessoas e famílias bem-sucedidas– enfatizou o CEO
Entre os destaques do barco está um espaço gourmet duplo na popa, que conversa com o design, mais robusto. De popa a proa, a lancha apresenta iluminação em led, que confere visual contemporâneo e sofisticado.
Comodidades como HT com opção de TV embutida, geleira fixa integrada no paiol, assento copiloto rebatível e painel moderno com telas garantem que os passeios sejam confortáveis ao mesmo tempo que marcantes.


Para a marca, a Focker 355 GTS Explorer chega para incentivar navegadores a explorarem novos roteiros. Não à toa, Moré destacou: “é sobre transformar cada saída em história. Aqui a gente se despede da água na canela”.
São Paulo Boat Show 2025
A edição de 2025 do São Paulo Boat Show ocupa o São Paulo Expo com mais de 170 embarcações em exposição — com direito a lançamentos de peso. Cerca de 120 marcas reúnem lanchas de todos os portes, motos aquáticas, motores, equipamentos e acessórios indispensáveis para quem vive — ou sonha viver — no mundo náutico.
O público encontra pranchas motorizadas, veículos off-road, a inusitada “Kombi Boat” e até o projeto de um barco voador. E tem mais: durante o evento, será sorteada uma lancha Focker 188 Joy equipada com motor de popa Yamaha F90.


O NÁUTICA Talks também marca presença. O circuito de palestras reúne mais de 50 especialistas ao longo dos seis dias, trazendo histórias inspiradoras e dicas valiosas de gente do mar.
Luxo e cultura completam o pacote. No Espaço dos Desejos, marcas de alto padrão exibem objetos exclusivos e carrões como Aston Martin e McLaren. Duas Lamborghinis também são exibidas no evento, onde os visitantes podem ver ainda a Pole Position, lancha que pertenceu a Ayrton Senna, de pertinho.
Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2025
Quando: De 18 a 23 de setembro de 2025
Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP)
Horário: Dia 18, das 15h às 22h; de 19 a 22, das 13h às 22h; e no dia 23, das 13h às 21h.
Mais informações: no site do evento
Ingressos: site oficial de vendas
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela
Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!
Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”
A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960
Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época




