FlyShip
O curioso projeto FlyShip, da empresa alemã homônima, une navegação e vôo em um mesmo veículo. Ao contrário de um hidroavião, o Flyship FS-100 seria um barco com asas dobráveis que, quando estendidas, possibilitam seu planeio sobre alguns centímetros da água graças ao empuxo gerado pela combinação das asas e um par de enormes ventiladores traseiros. Assim, o veículo une capacidade de vôo com economia de energia.
O conceito utilizado tem como base um fenômeno da aerodinâmica chamado Efeito Solo, que basicamente permite ao barco criar um “colchão de ar” sob suas asas curvadas. Isso, por sua vez, resulta em uma performance 250% mais eficiente do que um veículo capaz de voar normalmente – e do que se ele estivesse lidando com o atrito da água.
O “barco-avião” tem capacidade para 100 pessoas nos seus 37 metros de comprimento e 40 metros de uma ponta a outra das asas, e pode alcançar uma velocidade de até 250 km/h. Ao mesmo tempo, este veículo é muito mais econômico e barato de se fabricar do que um avião comum. Em comparação a um Airbus A318, por exemplo, enquanto a aeronave custa mais de 70 milhões de dólares para ser produzida, o custo do FS-100 gira em torno dos 37 milhões. Além disso, o barco consome em torno de 270 litros de combustível por hora, apenas, contra os 3,3 mil litros do avião.
Foto: Divulgação
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