Tradicional estaleiro francês apresenta projeto de catamarã movido a hidrogênio

Por: Redação -
28/04/2021

A Fountaine Pajot lançou o primeiro projeto do seu plano estratégico de desenvolvimento, intitulado Odyssea 2024, que visa encontrar soluções energéticas para os seus catamarãs à vela. Eles optaram por incorporar o gerador de hidrogênio da EODev, REXH2®.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O objetivo é combinar o fornecimento de energia de seu catamarã à vela de 59 pés, Samana 59, com o gerador de energia a hidrogênio, que foi desenvolvido em torno da célula de combustível da Toyota. Esta tecnologia será integrada em La Rochelle, idealmente localizada perto do estaleiro Fountaine Pajot. O primeiro Samana 59 movido a hidrogênio com tecnologia de célula de combustível será lançado no início de 2022.

Leia também

» Estados Unidos concedem US$ 20 milhões em doações a 31 pequenos estaleiros

» Estaleiro turco lança iate em alumínio com convés de carga de 157 m²

» Primeira entrega na Europa: Volvo Penta recebe pedidos de motores marítimos Estágio V

As soluções de hidrogênio da EODev apresentam metas de emissão zero e ruído zero, mas também têm um design otimizado que os empresta perfeitamente para uso em iates à vela de menor escala. O Samana 59 terá um gerador REXH2® capaz de alimentar suas baterias de lítio de 70kW e 44kWh, que ocuparão apenas cerca de um metro quadrado de espaço. Além disso, “na ausência de peças móveis, a célula a combustível garantirá uma manutenção simplificada, por uma vida útil de pelo menos 15 mil horas. Finalmente, sendo o REXH2® uma solução “plug and play”, não haverá necessidade de um engenheiro de hidrogênio para operar o barco. Como em carros modernos, o sistema será totalmente automatizado e conectado, com dados de todos os componentes sendo coletados e arquivados remotamente”.

Este último desenvolvimento ocorre apenas uma semana após a Lürssen anunciar a venda de seu primeiro superiate movido a hidrogênio, que também incorporará tecnologia de célula de combustível, durante seu segundo Lürssen Live. Ele demonstra como a indústria está se movendo em direção a soluções mais sustentáveis, ultrapassando os limites do que já foi visto no mundo dos iates e se esforçando para atingir a meta de iates com emissão zero.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Buscando uma lancha na faixa dos 30 pés? Mestra Boats levará duas ao Boat Show de Foz

    Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu

    De volta ao lar: 50 anos depois, orcas retornam a local marcado pela caça nos EUA

    Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas

    Aprenda a receita de moqueca capixaba de frutos do mar do restaurante Gruta das Estrelas

    Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar

    Campeonato de pesca esportiva é atração do Foz Internacional Boat Show

    Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu

    Hidea atracará no Boat Show de Foz com três conhecidos motores de popa

    Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro