Fuga em alto-mar: foca salta para dentro de barco e escapa das orcas; assista
Momento inusitado ocorreu próximo à Ilha Camano (EUA) e foi registrado por fotógrafa a bordo


Às vezes, a vida real imita os desenhos animados — e não o contrário. Prova disso é uma cena que aconteceu no Mar de Salish: uma foca-comum, em meio à fuga eletrizante de um grupo de orcas, saltou para dentro do barco de uma fotógrafa numa tentativa de sobreviver ao ataque.
Trisal?! Foto de tartarugas empilhadas gera dúvidas na internet; entenda o que pode estar por trás
Imagens impressionantes: veja fotos vencedoras de concurso na região da Austrália
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O episódio, digno de um filme de ação — quiçá até infantil — ocorreu próximo à Ilha Camano, no estado de Washington, nos Estados Unidos. Para alegria dos “espectadores”, a história terminou com um final feliz: o plano da “fugitiva” deu certo, e as baleias as deixaram em paz.
Ver essa foto no Instagram
A fuga da foca não rendeu um filme, mas sim uma série de vídeos emocionantes registrados por Charvet Drucker, fotógrafa da natureza que estava no barco. Postado nas suas redes sociais, os registros viralizaram e atingiram mais de 1 milhão de visualizações.
Fuga de cinema
O momento inusitado aconteceu quando Drucker estava em um passeio de observação de baleias. Mas, de repente, ela percebeu uma movimentação estranha na água: as orcas nadavam em busca de algo. Ela aponta que os “balanços de cauda, movimentos bruscos e deslocamentos coordenados” davam sinais de caça.


Não demorou muito para que a foca emergisse da água com um semblante desesperado. Logo, ficou claro quem era a caça e quem eram os caçadores. Sem perder tempo, o animal pulou para dentro da embarcação para salvar a própria pele dos predadores.
A foca ainda caiu pouco tempo depois de subir, mas prontamente retornou ao barco enquanto as orcas seguiam rondando a embarcação. No segundo e terceiro vídeo da “série”, é possível observar no mínimo quatro baleias bem próximas do casco. A perseguição durou entre 15 a 20 minutos, segundo Drucker.


As orcas decidiram que a foca não valia o esforço e seguiram para se reunir com o restante do grupo– escreveu a fotógrafa na legenda da quarta gravação
A aventura da foca não terminou por aí. Mesmo exausto e lutando pela vida, o animal chegou a explorar a área interna do barco da fotógrafa, acomodando-se no banco traseiro, próximo da popa, enquanto a embarcação navegava lentamente até a costa.
Ver essa foto no Instagram
O último “episódio” dessa série (vídeo acima) é simples: num mar mais calmo e com as orcas longe, a foca estava fora de perigo. Logo, ela finalmente volta às águas por conta própria e encerra a emocionante e tensa fuga. A cena de filme terminou com um final feliz — menos para as baleias.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Após 11 anos com a embarcação, Jack Link colocou o barco à venda e já arrumou comprador. Confira os detalhes!
A Praia do Cassino é considerada por muitos como a maior do mundo, com 220 km entre Rio Grande e a Barra do Chuí, no RS
Embarcação sustentada por foils duplos é totalmente elétrica e tem aerodinâmica inspirada nos carros de Fórmula 1 da década de 1950
Embarcação icônica, tecnológica e premiada do setor náutico de luxo pode ser alugada pela IYC e já tem itinerário definido até abril de 2027
O fotógrafo Daniel Cook eternizou o exato momento em que a baleia-de-bryde dá um show nas águas de Lennox Head




