Trisal?! Foto de tartarugas empilhadas gera dúvidas na internet; Entenda o que pode estar por trás

Biólogo marinho explica os comportamentos naturais que justificam o momento inusitado

Por: Nicole Leslie -
20/10/2025
Foto: Instagram @luchi.in.the.jungle / Reprodução

Não é todo dia que se vê três tartarugas-verdes nadando empilhadas, uma sobre a outra. Mas foi exatamente essa cena improvável que rendeu ao argentino Luciano Morales Corinaldesi a medalha de ouro na categoria em que competiu no Underwater Awards Australasia 2025.

A imagem esteticamente impressionante ainda é curiosa. Não à toa, viralizou nas redes sociais, despertando dúvidas e teorias entre internautas. Afinal, o que explicaria um comportamento tão incomum?

 

Para esclarecer a cena, a NÁUTICA conversou com o biólogo marinho Eric Comin, que apontou possíveis causas naturais para o empilhamento.

Não é um fato tão comum, mas quando ocorre, geralmente acontece por razões físicas e comportamentais– explicou Comin

Segundo o especialista, o empilhamento pode ter diferentes significados na vida marinha. Uma das hipóteses é a de defesa: ao nadarem empilhadas, as tartarugas criam a ilusão de serem um único animal maior, afastando predadores.

Foto: Instagram @luchi.in.the.jungle / Reprodução

Outra explicação possível está ligada ao comportamento reprodutivo. Como a fêmea pode ser fecundada por mais de um macho, quando um deles finaliza o “trabalho”, o outro já inicia.

Imagem conquistou ouro

O registro intitulado “Green Turtle Stack” (“Pilha de tartarugas-verdes”, em português) foi feito no recife de Ningaloo, na Austrália Ocidental, usando uma GoPro HERO11.

 

O clique venceu a categoria Smartphone/Câmera de Ação do Underwater Awards Australasia 2025, que teve os resultados divulgados no último dia 6. A colocação garantiu ao fotógrafo uma scooter subaquática profissional, ferramenta que poderá ajudar a captar ainda mais cenas espetaculares debaixo d’água.


Luciano contou à organização do concurso que ficou “verdadeiramente espantado” ao testemunhar a cena e manteve distância para não interferir no comportamento dos animais.

Não sei dizer como essa história terminou, mas gosto de pensar que, na próxima temporada, filhotes de tartaruga-verde podem dar continuidade à sequência– disse

Cliques impressionantes

Além da foto que levou o ouro na categoria, outra imagem capturada por Luciano, também de uma tartaruga, recebeu destaque com uma menção honrosa no concurso. O clique “Sunbather of the Reef” (“Banhista do recife”, em português) mostra o animal descansando em um lindo cenário de recifes de corais, também no recife de Ningaloo.

 

 

O fotógrafo compartilha seus melhores cliques no Instagram e mostra que entre tartarugas, raias, baleias, polvos e peixes, seu habitat natural também poderia ser o fundo do mar.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Como acelerar a descarbonização da navegação? Painel do JAQ Hidrogênio debateu estratégias

    Diretor de Tecnologia do Itaipu Parquetec, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá discutiram o tema

    Na COP30, presidente da CETESB se surpreende com tecnologia do JAQ H1: "é uma revolução"

    "Estamos juntos na mesma missão de salvar o planeta", declarou Thomaz Toledo, que destacou a iniciativa do barco

    "Esperança para o transporte pelo mar": Governador do ES fala sobre JAQ H1

    Em visita à embarcação pioneira do Projeto JAQ na COP30, Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa

    Governador do Piauí visita o JAQ H1 e afirma: “fica claro que é viável substituir combustíveis fósseis”

    Rafael Fonteles conheceu a embarcação 100% movida a hidrogênio verde nesta quarta-feira (12), durante a COP30

    Governador do RS enxerga JAQ H1 como inspiração: "Uma grande oportunidade para todos"

    Eduardo Leite visitou o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio durante a COP30 e destacou o potencial econômico e ambiental da tecnologia