Oceanógrafo registra grupo de orcas fêmeas próximo à Barra da Tijuca; assista
Cinco ou seis animais da espécie foram avistados neste sábado (18), na costa do Rio de Janeiro


A temporada das baleias no Brasil em 2025 rendeu, no último sábado (18), uma cena que muitos classificaram como “impressionante e inacreditável”. Um grupo de orcas fêmeas foi avistado nadando próximo à Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), surpreendendo quem presenciou a cena e também quem a viu pelas redes sociais.
Trisal?! Foto de tartarugas empilhadas gera dúvidas na internet; Saiba o que pode estar por trás
Mal-humorado: aparência de animal flagrado em expedição faz sucesso nas redes sociais
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O fotógrafo e oceanógrafo Tato Slerca se deparou com a visita inesperada durante um passeio de barco e registrou a cena. Segundo ele, havia cinco ou seis orcas nadando juntas, bem próximas à superfície — o que permitiu observá-las de perto. Assista!
Ver essa foto no Instagram
O encontro ocorreu a cerca de 20 milhas da costa carioca, a aproximadamente 37 quilômetros do continente. “Elas pareciam estar caçando e interagiram muito com nosso barco”, relatou Tato. O oceanógrafo contou também que uma das orcas parecia recém-nascida e que todas as integrantes do grupo eram fêmeas.
Que privilégio poder ver esses animais incríveis na nossa costa brasileira– escreveu nas redes sociais
As imagens ganharam repercussão na internet, onde foram somadas a outros registros feitos pelo fotógrafo, que vem ganhando fama por documentar a vida marinha em imagens.
Ver essa foto no Instagram
Em julho de 2024, por exemplo, ele flagrou o exato momento em que uma baleia-de-bryde se alimentava de sardinhas, também em águas cariocas. Com mais de 3 milhões de visualizações, o vídeo mostrou que a natureza, muitas vezes, dá seus espetáculos bem perto de casa — e a poucos quilômetros de distância da costa.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Diretor de Tecnologia do Itaipu Parquetec, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá discutiram o tema
"Estamos juntos na mesma missão de salvar o planeta", declarou Thomaz Toledo, que destacou a iniciativa do barco
Em visita à embarcação pioneira do Projeto JAQ na COP30, Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa
Rafael Fonteles conheceu a embarcação 100% movida a hidrogênio verde nesta quarta-feira (12), durante a COP30
Eduardo Leite visitou o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio durante a COP30 e destacou o potencial econômico e ambiental da tecnologia




