Garmin é condenada nos EUA a pagar US$ 38,7 milhões à Navico


A Navico — uma das maiores fabricantes de eletrônicos náuticos, dona das marcas Lowrance, Simrad e B&G, entre outras — anunciou que um júri federal no estado americano do Texas condenou, de forma unânime, a marca concorrente Garmin por infringir duas patentes da tecnologia DownScan Imaging, usada em equipamentos que permitem visualizar o ambiente subaquático. A Justiça dos EUA determinou, ainda, que a Garmin pague à Navico US$ 38.755.000, a fim de reparar os danos causados.
Composto de oito elementos, o júri afirmou que a Navico sabia que estava infringindo essas patentes, levando a cabo, deliberadamente, uma conduta “flagrante, imprudente, despreocupada, maliciosamente feita de má-fé”.


Como parte do processo civil, a Navico acusou também a Garmin de falsa publicidade relacionada à tecnologia de escaneamento ClearVü, similar à DownVü, da Navico, mas cujo scan não funcionaria com um transducer genuinamente voltado para o fundo do mar, gerando resultados nem sempre confiáveis no display dos donos de barcos.
Nos EUA, a Garmin comercializa produtos com a tecnologia ClearVü apenas com transducers laterais, que fazem a leitura durante o processo de varredura subaquática e, depois, sintetizam o resultado — o que pode acarretar na perda de alguns elementos sob o barco, por falta do transducer específico.
No entender da Navico, a ausência desse recurso confundiu o mercado de eletrônicos náuticos, levando a um mau entendimento de como a tecnologia DownVü funciona. No entanto, a Garmin apelou à corte federal americana e uma decisão oficial ainda não foi anunciada a respeito desse assunto, embora um engenheiro da Garmin tenha admitido, em juízo, a diferença estrutural entre as tecnologias das duas marcas.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Lançamento busca destacar a luta contra as algas invasoras asiáticas, que vêm impactando a costa da Espanha há 11 anos
Visitantes do evento que acontece de 26 de abril a 4 de maio podem se hospedar no Pestana Rio Atlântica com desconto
Estaleiro pernambucano ainda apresentará outras 4 lanchas no salão, que acontece de 12 a 16 de fevereiro
Segundo pesquisa, os platôs submarinos do Oceano Pacífico possuem grandes falhas, se deformando muito antes do esperado
Crime aconteceu na madrugada de quarta-feira (5) no estacionamento da empresa, na zona sul de São Paulo