Barcos da Globe40 fazem desfile no Marrocos antes de largada da volta ao mundo
Os sete barcos que disputam a Globe40 estiveram em Tanger, no Marrocos, preparando-se para a largada da volta ao mundo. As duplas fizeram, na sexta-feira (24), um desfile nas águas do Atlântico para apresentar seus veleiros antes da partida.
O objetivo foi testar as velas e fazer os últimos ajustes para a aventura de 30 mil milhas náuticas com mais de 150 dias de regata. O percurso teve sete milhas náuticas entre boias. Barcos dos EUA, Holanda, Marrocos, Japão, França e Canadá estão na regata. A Globe40 faz sua primeira edição e a regra prevê apenas dois velejadores por veleiro.
As embarcações usadas são os Class40, monotipos de oceano com grande aceitação na Europa, principalmente na França. ”Importante para nós fazer esse desfile para celebrar a grande largada do domingo. Os velejadores já estão sentindo o espírito da regata, que marca história ao trazer uma partida oficial para a África pela primeira vez”, disse Manfred Ramspacher, organizador do evento.
”Será uma regata de alto nível e com paradas especiais em todo mundo. Estamos ansiosos para o início dessa prova de nove meses. A Globe 40 é uma regata de Volta ao Mundo acessível tanto a amadores quanto a capitães profissionais”. Manfred Ramspacher foi o organizador da Transat Jacques Vabre em 2013 e 2015 quando a regata parou em Santa Catarina saindo de Le Havre.
A Globe40 saiu de Tanger, no Marrocos, passando por Cabo Verde, Ilhas Maurício, Taiti, Nova Zelândia, Argentina, Brasil, Granadas e finalizando na França, mais precisamente em Lorient. A largada da regata aconteceu no domingo (26), às 15h, horário local em Marrocos, 11h, no horário de Brasília.
A chegada ao Brasil da Globe 40 será em janeiro de 2023 na cidade pernambucana de Recife, mais precisamente no Cabanga Iate Clube. Você pode acessar o mapa do percurso aqui.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
"Titanic brasileiro": maior tragédia marítima brasileira aconteceu em Ilhabela e durou cinco minutos
Naufrágio do Príncipe de Astúrias completou 108 anos em 2024 e pode ter vitimado aproximadamente mil pessoas
Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos
Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar
Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort
NX Summer Day reuniu mais de 850 clientes e parceiros do estaleiro na Praia dos Carneiros (PE); cerca de 30 lanchas NX também atracaram na festa