Globe 40: equipe brasileira ganha reforço para volta ao mundo em veleiro

Velejador paulista Jonas Muro Gomes integrará equipe Barco Brasil como co-skipper

14/04/2025
Jonas Muro Gomes é o mais novo integrante do Barco Brasil para a Globe 40. Foto: Instagram @jonas_tresnomundo / Reprodução

Em setembro, o veleiro Barco Brasil partirá de Cádiz, na Espanha, para a Globe 40, uma regata de volta ao mundo que deve durar sete meses — não à toa, a disputa é considerada a mais forte em duplas dentro da modalidade. Por isso, um reforço na equipe sempre cai bem e, agora, ele tem nome e sobrenome: Jonas Muro Gomes.

O velejador paulista é o mais novo co-skipper do Barco Brasil e atuará ao lado de José Guilherme Caldas e Luiz Bolina, em um esquema de revezamento.

Foto: Instagram @jonas_tresnomundo / Reprodução

Natural de São Paulo (SP) e residente em Ilhabela (SP), Jonas traz no currículo grandes travessias desde a infância, incluindo uma volta pelo Atlântico com sua família. Em 2023, ele disputou a Mini Transat, uma regata solo que cruza o Atlântico em barcos de apenas 6,5 metros.

Estou animadíssimo e muito agradecido ao Zé Guilherme e ao Bolina pela oportunidade de participar desse time – revelou o velejador

Em breve, o velejador se juntará a José e Luiz para um período de treinos na Europa. A dupla, inclusive, já treina por lá. Recentemente, os dois velejaram cerca de 2.500 milhas náuticas (4.800 km) com o Class40, barco que será utilizado na regata de volta ao mundo, em uma preparação que envolveu ventos fortes, ondas de até seis metros e condições extremas.

Da esquerda para a direita: José Guilherme Caldas e Luiz Bolina, já integrantes do Barco Brasil. Foto: On Board Sports/ Divulgação

Ainda antes da Globe 40, a equipe disputará a tradicional Fastnet Race, em julho, uma das provas offshore mais exigentes do mundo.


Barco Brasil na Globe 40

A primeira edição da Globe 40 durou nove meses e percorreu todos os mares do mundo, em um percurso de 54 mil milhas. Os velejadores partiram de Ushuaia, na Argentina, e passaram por oito locais, incluindo Recife.

Foto: On Board Sports/ Divulgação

O Barco Brasil, usado pela dupla brasileira, é um Class40 n°15, que atualmente está no estaleiro do experiente velejador espanhol Roberto “Chunny” Bermudez, onde passa por ajustes técnicos.

 

Esta será a segunda vez em que o Brasil participará de uma campanha oficial de volta ao mundo de veleiro. A primeira aconteceu há 19 anos, quando o campeão olímpico Torben Grael liderou o Barco Brasil 1 na Volvo Ocean Race.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mais de 3 mil moedas: maior tesouro viking da história da Noruega é encontrado

    De acordo com os arqueólogos, as peças são datadas de 980 a 1040 d.C. e originárias de vários países da Europa

    Correio por barco: mulher mantém viva tradição centenária na Alemanha

    Andrea Bunar entrega correspondências pelos rios e canais ao redor de Lehde, em um percurso de 8 km por dia

    Cada vez mais potentes: conheça os destaques entre os motores elétricos no mercado náutico

    De 3 hp a 1200 hp, confira mais de 10 modelos que prometem atender aos mais variados tipos de embarcação

    Novas Lanchas de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil foram importadas da Turquia

    Embarcações encomendadas para as Capitanias dos Portos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo prometem resistência, durabilidade e tecnologias integradas

    Los Muertitos: águas de praia no México guardam silhueta de uma caveira

    Registros do fotógrafo e pesquisador Rafael Mesquita na última sexta-feira (8) reascenderam dúvidas sobre o destino — que de assustador não tem nada