Globe 40: equipe brasileira ganha reforço para volta ao mundo em veleiro

14/04/2025

Em setembro, o veleiro Barco Brasil partirá de Cádiz, na Espanha, para a Globe 40, uma regata de volta ao mundo que deve durar sete meses — não à toa, a disputa é considerada a mais forte em duplas dentro da modalidade. Por isso, um reforço na equipe sempre cai bem e, agora, ele tem nome e sobrenome: Jonas Muro Gomes.

O velejador paulista é o mais novo co-skipper do Barco Brasil e atuará ao lado de José Guilherme Caldas e Luiz Bolina, em um esquema de revezamento.

Foto: Instagram @jonas_tresnomundo / Reprodução

Natural de São Paulo (SP) e residente em Ilhabela (SP), Jonas traz no currículo grandes travessias desde a infância, incluindo uma volta pelo Atlântico com sua família. Em 2023, ele disputou a Mini Transat, uma regata solo que cruza o Atlântico em barcos de apenas 6,5 metros.

Estou animadíssimo e muito agradecido ao Zé Guilherme e ao Bolina pela oportunidade de participar desse time – revelou o velejador

Em breve, o velejador se juntará a José e Luiz para um período de treinos na Europa. A dupla, inclusive, já treina por lá. Recentemente, os dois velejaram cerca de 2.500 milhas náuticas (4.800 km) com o Class40, barco que será utilizado na regata de volta ao mundo, em uma preparação que envolveu ventos fortes, ondas de até seis metros e condições extremas.

Da esquerda para a direita: José Guilherme Caldas e Luiz Bolina, já integrantes do Barco Brasil. Foto: On Board Sports/ Divulgação

Ainda antes da Globe 40, a equipe disputará a tradicional Fastnet Race, em julho, uma das provas offshore mais exigentes do mundo.


Barco Brasil na Globe 40

A primeira edição da Globe 40 durou nove meses e percorreu todos os mares do mundo, em um percurso de 54 mil milhas. Os velejadores partiram de Ushuaia, na Argentina, e passaram por oito locais, incluindo Recife.

Foto: On Board Sports/ Divulgação

O Barco Brasil, usado pela dupla brasileira, é um Class40 n°15, que atualmente está no estaleiro do experiente velejador espanhol Roberto “Chunny” Bermudez, onde passa por ajustes técnicos.

 

Esta será a segunda vez em que o Brasil participará de uma campanha oficial de volta ao mundo de veleiro. A primeira aconteceu há 19 anos, quando o campeão olímpico Torben Grael liderou o Barco Brasil 1 na Volvo Ocean Race.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Martine Grael relembra trajetória na vela em novo mini documentário disponível no YouTube

    Velejadora faz uma viagem entre os altos e baixos da carreira, passando por momentos de identificação própria, mudança de planos e até depressão

    Mil viagens movidas pelo sol: barco 100% elétrico solar revoluciona a navegação em Ilha Grande

    Idealizadores da embarcação pioneira em Angra dos Reis (RJ) revelam à Revista Náutica detalhes do processo de transformar barco a diesel em um totalmente movido a energia limpa

    Com o T36, Tank Boats estreia no mercado náutico durante o São Paulo Boat Show 2026

    Novo estaleiro firmou parceria com empresa sueca que testa e valida projetos navais. Primeira embarcação fabricada estará no evento

    Nova NX62 by Pininfarina será lançada no São Paulo Boat Show 2026

    Modelo de 60 pés promete recursos inéditos na categoria, inspirados em embarcações acima de 70 pés. Evento ocorre de 24 a 29 de setembro, no São Paulo Expo

    Coral 26 com nova configuração será destaque do estaleiro no São Paulo Boat Show 2026

    Estaleiro apresentará 26 pés com o sistema de controle por joystick Helm Master EX, da Yamaha, e motor de popa com potência de 200 hp; evento vai de 24 a 29 de setembro