Órgão do Mar: obra arquitetônica transforma ondas em música natural na Croácia

Atração turística e arquitetônica, projeto de Nikola Bašić combina tubos sonoros a degraus de mármore para criar os sons; assista em ação

08/12/2024
Foto: dronepicr / Wikimedia Commons / Reprodução

O pôr do sol em Zadar, na Croácia, é por si só um presente da natureza para quem mora e visita a região. Mas contemplar o fim de tarde na cidade, desde 2005, mexe com outros sentidos além da visão. Por lá, quem se senta sobre a escadaria de mármore que leva ao mar Adriático, aprecia também os sons da natureza em uma espécie de piano, tocado pelas “mãos” das ondas e do vento.

Essa é a proposta do Órgão do Mar, premiada obra arquitetônica do arquiteto croata Nikola Bašić. Pensada para redesenhar a orla da cidade, o projeto usa o movimento das ondas e o vento para criar sons parecidos com a de uma música sendo tocada em um piano.

Foto: Andrej Šalov / Wikimedia Commons / Reprodução

Tudo isso graças a 35 tubos sonoros com apitos embutidos, que ficam cobertos pelos degraus de mármore que antecedem o mar Adriático, em uma espécie de arquibancada. Assim, a cada onda ou batida de vento, os tubos são pressionados, criando melodias que saem através das aberturas nos degraus.

Foto: Andrej Šalov / Wikimedia Commons / Reprodução

É justamente ali que moradores e turistas do mundo todo se sentam para apreciar a natureza, com um toque da mão humana — que, neste caso, realça ainda mais o seu poder natural.


Foto: Ben Snooks / Wikimedia Commons / Reprodução

A obra é reconhecida internacionalmente e chegou a receber o Prêmio Europeu de 2006, na categoria “Espaço Público Urbano”. “É um anfiteatro perfeito para assistir o pôr do sol sobre o mar e o esboço da ilha [vizinha] de Ugljan, enquanto ouve as composições musicais tocadas pelo próprio mar”, disseram os jurados na ocasião. Assista em ação:

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    V33 Sport Fish: conheça a primeira Schaefer Yachts voltada para a pesca

    Lançada no 2º semestre de 2024, embarcação chega como uma complementação da Schaefer V33, lancha brasileira mais vendida nos EUA

    SailGP: venda de ingressos para etapa no Rio abrem nesta quinta-feira (23)

    “Fórmula 1” da vela atracará pela primeira vez na América Latina nos dias 3 e 4 de maio; Martine Grael comanda equipe brasileira

    Tubarão-bronze preso em barreira de proteção é atingido por um arpão

    Flagra aconteceu numa praia na cidade de Perth, na Austrália; o animal é considerado raro pelas autoridades e sobreviveu

    Edição 392 da Revista Náutica já está disponível nas bancas e no app

    Através do aplicativo de NÁUTICA é possível fazer o download do material; confira os principais destaques da edição

    Max Verstappen recebe iate avaliado em mais de R$ 70 milhões na Itália

    Segundo jornal italiano, embarcação de 33 m do estaleiro Mangusta havia sido encomendada há 2 anos pelo piloto