Piscinas de salmoura subaquáticas são consideradas um dos ambientes mais extremos da Terra; conheça

Apesar de serem mortais aos animais marinhos, esses locais impressionam pela existência de vida microbiana

21/03/2024
Foto: Universidade de Miami / Divulgação

O oceano é repleto de belezas, mas, também, de mistérios. Principalmente em suas profundezas, se escondem criaturas e segredos que prometem seguir impressionando a humanidade, como as piscinas de salmoura, verdadeiras armadilhas mortais para os animais marinhos que nadam por suas proximidades.

Esses lagos subaquáticos hipersalinos e sem oxigênio, apesar de serem mortais à vida marinha, são repletos de vida microbiana, que podem revelar segredos sobre como os oceanos se formaram há milhões de anos e, até mesmo, sobre a possibilidade de vida em outros planetas.

Qualquer animal que se desvie para a salmoura é imediatamente atordoado ou morto– Sam Purkis, professor da Universidade de Miami

Uma dessas piscinas de salmoura foi descoberta em 2022, em uma expedição no Golfo de Aqaba, no Mar Vermelho, por pesquisadores da Escola Rosenstiel de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Universidade de Miami (UM), nos Estados Unidos, em parceria com a iniciativa de exploração oceânica OceanX.

Foto: Sam J. Purkis et.al / Divulgação

“A descoberta veio nos últimos cinco minutos do mergulho do ROV durante as dez horas que poderíamos dedicar a esse projeto”, afirmou Purkis, que é presidente do Departamento de Geociências Marinhas da UM e liderou a pesquisa.

 

Indo a 1,7 mil metros abaixo da superfície, com um veículo subaquático operado remotamente (ROV), os pesquisadores identificaram no local camadas de rochas de pelo menos 1,2 mil anos, além de moléculas bioativas com possíveis propriedades antibacterianas e anticancerígenas.


De acordo com os exploradores, os lagos salgados são formados pelo acúmulo de soluções hipersalinas nas depressões do fundo do mar, e preservam também informações sobre tsunamis, enchentes e terremotos no Golfo de Aqaba, que ocorreram há milhares de anos. Há ainda na região fraturas oceânicas associadas à tectônica do local.

Como uma “piscina” se forma no fundo do mar

Uma piscina se forma no fundo do mar devido a sua água, muitíssimo salgada. Essa condição faz com que o líquido do lago possua uma densidade muito superior à água ao seu redor, fazendo com que ambas não se misturem.

 

Conforme as ondas de salmoura batem contra sua “costa”, o movimento leva os minerais para a borda, onde ficam depositados, formando uma espécie de “parede” que circunda a piscina.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Teste Schaefer 450: uma das melhores lanchas de 45 pés dos últimos tempos

    Com volume de um barco maior e sofisticado, modelo encanta pela agilidade e performance sobre as águas

    Golfinho 'carente' tem mordido banhistas no Japão em busca de atenção

    Isolado de seu grupo, especialistas acreditam que animal está exercendo em humanos comportamentos que teria com outros da espécie

    Yacht Collection apresentará iates de até 131 pés no São Paulo Boat Show 2024

    Representante do estaleiro cearense Inace Superyachts exibirá ao público quatro modelos em maquetes

    Super Quinta Ventura: saiba como aproveitar condições especiais no São Paulo Boat Show 2024

    Ação com ofertas e entrada facilitada acontece exclusivamente no próximo dia 19 e é válida para quatro modelos de barcos

    Triton lançará barco de 44 pés no São Paulo Boat Show 2024

    Novidade faz parte da linha Flyer e chega na versão com hard top; cinco modelos estarão em exposição de 19 a 24 de setembro