Dupla brasileira disputará volta ao mundo de veleiro na Globe 40
Desafio chega à segunda edição como o mais forte em duplas dentro da modalidade


A competição de volta ao mundo de veleiro Globe 40 contará com uma dupla brasileira em sua segunda edição. A bordo do Barco Brasil, José Guilherme Caldas e Luiz Bolina representarão o país no considerado o mais forte desafio em duplas da modalidade.
Temporada de baleias: confira regras e onde avistar o animal no Brasil
Ex-dono da lancha de JK largou tudo para resgatar de jet mais de 150 animais no RS
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A disputa envolve monocascos da Classe 40, referência para regatas oceânicas. A expectativa é de que a competição comece em setembro de 2025 e termine só no ano seguinte. O calendário oficial, com as paradas da nova edição da regata, ainda não foi divulgado — a expectativa é que isso aconteça no próximo mês, em junho.


Angolano naturalizado brasileiro, o médico José Guilherme velejou pelos oceanos Atlântico e Pacífico, e participou de diversas regatas oceânicas. Luiz, por sua vez, também embarcou em várias empreitadas, inclusive em solitário, e é profissional na área de charter. Além de praticante, o atleta dá aulas de Wingfoil em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.
Acompanhei a primeira edição da Globe 40 e é uma regata feita para mim! Já atravessei 21 vezes o oceano Atlântico e velejei pelo Pacífico, mas o sonho de dar a volta ao mundo está prestes a se realizar. Com 65 anos, será um bom encerramento da minha carreira como velejador transoceânico em duplas– afirmou José Guilherme
Volta ao mundo de veleiro
A primeira edição da Globe 40 durou nove meses e percorreu todos os mares do mundo, em um percurso de 54 mil milhas. Os velejadores partiram de Ushuaia, na Argentina, e passaram por oito locais, incluindo Recife.
O Barco Brasil, usado pela dupla brasileira, é um Class40 n°15, que aguarda em La Coruña, na Espanha, a estreia no Globe 40. Enquanto isso, Zé Guilherme e Luiz disputarão, ao longo do ano, uma série de competições com os barcos Tutatis e Mussulo III.
Esta será a segunda vez em que o Brasil participa de uma campanha oficial de volta ao mundo de veleiro. A primeira aconteceu há 19 anos, quando o campeão olímpico Torben Grael liderou o barco Brasil 1 na Volvo Ocean Race.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Canal do Boat Show no YouTube exibe cobertura diária do evento a partir das 20h. Acesse por aqui
Convidados especiais aproveitaram o espaço VIP da Revista Náutica durante a 26ª edição do salão. Confira fotos
Programação deste domingo (27) conta com quatro bate-papos de temas variados
Modelo que foi projetado e será construído no Brasil chega com terraço e SPA equipado com jacuzzi. Confira detalhes
Marcio Schaefer, presidente do estaleiro, revelou o novo modelo de barco na água. Confira detalhes da lancha