Há seis anos no mercado, programa de pós-venda da Intech Boating faz sucesso entre clientes
Atendimento de qualidade após a entrega do barco é a essência do Pit Stop, da Intech Boating, para as lanchas Sessa Marine e Key Largo
Em pesquisas de satisfação, os clientes da Intech Boating -que produz no Brasil, sob licença da italiana Sessa Marine, as lanchas Sessa e Key Largo- reconhecem que a reputação do suporte técnico teve um grande grau de influência em suas decisões de compra de uma lancha do estaleiro. Há seis anos a Intech Boating realiza o programa de pós-venda náutico: Pit Stop, dirigido tanto aos donos dos barcos quanto a seus marinheiros, com suporte de uma equipe técnica qualificada, treinada pela empresa.
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A ideia é, uma vez ao ano, vistoriar gratuitamente todos os barcos das marcas Sessa e Key Largo existentes em águas brasileiras, cumprindo um checklist geral do estado da embarcação.
“Em 2022, sexto ano do programa, iniciamos o atendimento no eixo Rio-São Paulo, onde verificamos mais de 120 embarcações, em parceria com nosso dealer da região, a Regatta Yachts. Em novembro, avançamos na região sul (Balneário Camboriú, Porto Belo, Florianópolis, Biguaçu, Joinville e Litoral do Paraná) com a expectativa de atender outras 80 embarcações, sem contar as Sessas e Key Largo de cidades de outros estados (como Manaus e Belém, programadas para dezembro), que passaram a ser atendidos a seguir e cujos números ainda não foram computados”, conta Luiz Henrique Galizio, gerente de pós-venda do estaleiro Intech Boating
Não se trata, segundo ele, simplesmente de resolver problemas pré-existentes, detectados pelos proprietários durante a navegação, mas de realizar atividades de manutenção periódica, auxiliando os clientes a obter o máximo prazer do seu barco após a entrega e tirando dúvidas quando necessário. Assim, o estaleiro estabelece um relacionamento que dura toda a vida útil do equipamento.
Pit Stop da Intech Boating foca na qualidade
Parabenizo a Sessa pela criação do Pit Stop, programa que além de vistoriar a embarcação com um olhar clínico, de fábrica, aponta as correções necessárias para que eu possa contar com 100% de confiabilidade na minha lancha e assim navegar com a minha família sem surpresas – Ricardo Licheski, proprietário de uma Sessa F42
Durante o Pit Stop — com dia e hora pré-agendados — é feita inicialmente uma verificação visual de carreta, casco, costado e convés. Também são analisadas as condições da marina/ local de guarda (rampa, instalações elétricas, etc.).
Em seguida, entrando no detalhamento, são inspecionados o estado dos anodos de sacrifício do casco, dos motores e da plataforma de popa. Segue-se uma inspeção geral do interior do barco: tecido, mobília, estofados e eletroeletrônicos. Já no coração da embarcação, ou seja, a praça de máquinas, rigorosamente tudo é revisado, com as subsequentes limpezas e lubrificação, quando necessário.
Nessa revisão, são verificados os contatos do motor de arranque e do alternador, o banco de baterias e o funcionamento das bombas de porão e do painel de alarme. Confere-se também se as manutenções estão em dia, tanto dos motores quanto dos geradores.
O sistema que Sessa Marine usa como prevenção é fantástico. Estou indo para o meu terceiro barco da marca. Iniciei com uma Sessa C36, que depois de um ano troquei pela Sessa C40 e, em janeiro de 2023, recebi a Sessa F42. Os dois primeiros barcos não tinham nem um ano de mar e eu já recebi a visita do Pit Stop, apenas preventivamente, com custo zero. Isso significa cuidado e carinho com os clientes – Gerson Seccato, proprietário de uma Sessa F42
Outro item importante é a rede hidráulica. Os técnicos checam se há algum tipo de infiltração na embarcação, seja de água doce ou salgada; e conferem o estado dos filtros de água salgada, ar e gerador. Caso necessário, é feita a reposição de peças, com o uso de peças originais.
Confesso que fiquei surpreso com o programa Pit Stop da Sessa. Tenho uma embarcação modelo 47 fabricada na Itália, ano 2013, e há um mês vieram me oferecer o serviço, gratuitamente. Durante a revisão, colocaram novos emblemas externos e inspecionaram o barco todo. Tudo isso com a equipe sempre prontamente disposta a atender – Pedro Paulo Pscheidt, dono de uma Sessa F47
Comandante e marinheiro também entram na pauta do Pit Stop, que reforça a necessidade de uso correto da embarcação, com instruções sobre a forma adequada de utilização, manutenção e limpeza.
As visitas não têm custo — salvo a necessidade de trocar itens ou equipamentos fora do alcance da garantia — e são realizadas por técnicos qualificados pelo estaleiro. Ao término da vistoria, o proprietário recebe um relatório apontando o estado de cada componente da lancha.
O cliente, então, pode optar por realizar a manutenção com o próprio estaleiro ou com um prestador de serviço de sua confiança. Além disso, o barco recebe um certificado e um selo exclusivo, atestando que foi revisado, o que valoriza ainda mais o produto no mercado.
Agradeço ao Grupo Intech Boating pelos excelentes serviços prestados pelo Pit Stop. Este diferencial para com os proprietários de barcos da marca nos permite pegar o mar com a máxima segurança, durante a navegação com nossa família. A Sessa Marine está muito bem representada no Brasil – Péricles Machado, dono de uma Sessa C40
Já para as marinas, o selo da Intech Boating certificando que o barco foi revisado, dentro do programa Pit Stop, é uma garantia de que estão abrigando barcos sempre em ordem. Vital para ajudar a elevar continuamente o nível de prestação de serviços e fidelizar o cliente, o programa — de cobertura nacional— é tão importante para os donos de barcos com as marcas Sessa e Key Largo quanto para a Intech Boating, sinal de que o estaleiro está comprometido com eles e garantia de um casamento feliz.
Olhar com mais carinho e atenção para o atendimento depois que o negócio foi fechado é mais importante até que o da própria venda do barco – Luiz Henrique Galizio, gerente do Pit Stop
Isso significa que o papel do estaleiro não se limita à construção de lanchas modernas, confortáveis e recheadas de tecnologia. É necessário, também, manter um relacionamento contínuo com os compradores. É quando a equipe de pós-venda entra em ação, garantido que o cliente fique satisfeito com o produto adquirido e, consequentemente, volte a fazer negócio com a empresa no futuro, além de indicá-la a parentes e amigos.
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