Fenômeno raro: baleia jubarte é flagrada de cabeça para baixo no mar; assista

Biólogo brasileiro explica possíveis hipóteses para o comportamento curioso do animal

26/08/2023
Fotos: TikTok @ybsbrodie / Reprodução

As baleias estão, certamente, na lista dos animais mais incríveis do mundo, principalmente por sua grandeza. Não é difícil encontrar registros desse mamífero surpreendendo ainda mais os humanos. O australiano Brodie Moss teve mais sorte e flagrou um momento raro: deu de cara com uma baleia jubarte… mas de cabeça para baixo. O registro fez sucesso nas redes sociais.

Moss já é conhecido por criar conteúdos sobre o oceano e a vida marinha na costa da Austrália. Em seu perfil no TikTok, onde ele postou o vídeo da baleia, Brodie soma mais de 7 milhões de seguidores. A cena surpreendente do animal já ultrapassou 58 milhões de visualizações.

O influencer se deparou com o fenômeno raro enquanto remava em um caiaque transparente. Ao ver a baleia somente com a cauda para fora da água, imóvel, Ross começou a filmar, ainda sem acreditar no que via diante de seus olhos. “Meu coração está batendo tão rápido”, disse ele.

@ybsbrodiewhale vs transparent kayak♬ original sound – Brodie Moss


A cena fica ainda mais impressionante quando Ross percebe que a baleia está acompanhada de seu filhote, que fica durante toda a gravação nadando ao redor da mãe.

Biólogo explica hipóteses para comportamento do animal

O fenômeno capturado por Brodie Moss em seu caiaque já havia sido registrado antes na costa da Austrália e, inclusive, no Brasil, no Arquipélogo de Abrolhos — a cerca de 65 km do litoral sul da Bahia. De acordo com o site Science Alert, o comportamento ficou conhecido como “tail sailing” (algo como “vela de cauda”, por conta da posição vertical).

 

O biólogo e influenciador Vitor Pido, conhecido como Pido Biologia, explica biologia de maneira rápida e divertida para quase 350 mil seguidores no Instagram e apontou algumas hipóteses para o comportamento flagrado pelo australiano.


Uma das possibilidades descritas pelo biólogo é de que a baleia fica com apenas a cauda para fora da água para utilizá-la da mesma forma que a vela dos barcos. Assim, ela aproveitaria a força do vento para se deslocar, fazendo pouco esforço.

 

Ainda segundo Pido, outra hipótese que leva a baleia a ficar de cabeça para baixo é que a atitude evita que o filhote continue mamando. Isso porque o poro de secreção do leite fica para fora da água, impedindo que o animal estimule a liberação do líquido.


Por fim, a posição da baleia de cabeça para baixo pode ser ainda uma sinalização de que ela não está afim de acasalar, visando manter os machos avisados e afastados.

O fato é que é um momento único e um registro de muita sorte – Vitor Pido, biólogo e influencer

O local onde a filmagem do tiktoker foi feita não foi revelada, mas Moss é membro de uma equipe que cria conteúdo sobre a costa australiana entre Exmouth e Broome. O fenômeno já havia sido flagrado por uma empresa de observação de baleias da Austrália em 2019 e 2020.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Vokan apresenta serviço de seguros náuticos no Marina Itajaí Boat Show 2024

    A corretora estará presente no evento, que acontece entre 4 e 7 de julho, em Santa Catarina

    Estofados náuticos da Agroquímica estarão no Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estande terá opções da marca Kelson's para todos os gostos no salão que acontece de 4 a 7 de julho

    Yachtmax leva Ferretti 720 ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Representante da Ferretti e Okean no Brasil estará com dois barcos no evento náutico, de 4 a 7 de julho

    Gravidez misteriosa de arraia que convivia só com tubarões foi solucionada

    Charlotte apareceu grávida em fevereiro em aquário nos EUA, mas não dividia o recinto com arraia macho

    Yamaha terá jets e motores no Marina Itajaí Boat Show 2024; confira modelos

    Quatro WaveRunners e motores de popa vão compor o estande da marca no salão, que acontece de 4 a 7 de julho