Fenômeno raro: baleia jubarte é flagrada de cabeça para baixo no mar; assista

Biólogo brasileiro explica possíveis hipóteses para o comportamento curioso do animal

26/08/2023
Fotos: TikTok @ybsbrodie / Reprodução

As baleias estão, certamente, na lista dos animais mais incríveis do mundo, principalmente por sua grandeza. Não é difícil encontrar registros desse mamífero surpreendendo ainda mais os humanos. O australiano Brodie Moss teve mais sorte e flagrou um momento raro: deu de cara com uma baleia jubarte… mas de cabeça para baixo. O registro fez sucesso nas redes sociais.

Moss já é conhecido por criar conteúdos sobre o oceano e a vida marinha na costa da Austrália. Em seu perfil no TikTok, onde ele postou o vídeo da baleia, Brodie soma mais de 7 milhões de seguidores. A cena surpreendente do animal já ultrapassou 58 milhões de visualizações.

O influencer se deparou com o fenômeno raro enquanto remava em um caiaque transparente. Ao ver a baleia somente com a cauda para fora da água, imóvel, Ross começou a filmar, ainda sem acreditar no que via diante de seus olhos. “Meu coração está batendo tão rápido”, disse ele.

@ybsbrodiewhale vs transparent kayak♬ original sound – Brodie Moss


A cena fica ainda mais impressionante quando Ross percebe que a baleia está acompanhada de seu filhote, que fica durante toda a gravação nadando ao redor da mãe.

Biólogo explica hipóteses para comportamento do animal

O fenômeno capturado por Brodie Moss em seu caiaque já havia sido registrado antes na costa da Austrália e, inclusive, no Brasil, no Arquipélogo de Abrolhos — a cerca de 65 km do litoral sul da Bahia. De acordo com o site Science Alert, o comportamento ficou conhecido como “tail sailing” (algo como “vela de cauda”, por conta da posição vertical).

 

O biólogo e influenciador Vitor Pido, conhecido como Pido Biologia, explica biologia de maneira rápida e divertida para quase 350 mil seguidores no Instagram e apontou algumas hipóteses para o comportamento flagrado pelo australiano.


Uma das possibilidades descritas pelo biólogo é de que a baleia fica com apenas a cauda para fora da água para utilizá-la da mesma forma que a vela dos barcos. Assim, ela aproveitaria a força do vento para se deslocar, fazendo pouco esforço.

 

Ainda segundo Pido, outra hipótese que leva a baleia a ficar de cabeça para baixo é que a atitude evita que o filhote continue mamando. Isso porque o poro de secreção do leite fica para fora da água, impedindo que o animal estimule a liberação do líquido.


Por fim, a posição da baleia de cabeça para baixo pode ser ainda uma sinalização de que ela não está afim de acasalar, visando manter os machos avisados e afastados.

O fato é que é um momento único e um registro de muita sorte – Vitor Pido, biólogo e influencer

O local onde a filmagem do tiktoker foi feita não foi revelada, mas Moss é membro de uma equipe que cria conteúdo sobre a costa australiana entre Exmouth e Broome. O fenômeno já havia sido flagrado por uma empresa de observação de baleias da Austrália em 2019 e 2020.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público