Fenômeno raro: baleia jubarte é flagrada de cabeça para baixo no mar; assista

Biólogo brasileiro explica possíveis hipóteses para o comportamento curioso do animal

26/08/2023
Fotos: TikTok @ybsbrodie / Reprodução

As baleias estão, certamente, na lista dos animais mais incríveis do mundo, principalmente por sua grandeza. Não é difícil encontrar registros desse mamífero surpreendendo ainda mais os humanos. O australiano Brodie Moss teve mais sorte e flagrou um momento raro: deu de cara com uma baleia jubarte… mas de cabeça para baixo. O registro fez sucesso nas redes sociais.

Moss já é conhecido por criar conteúdos sobre o oceano e a vida marinha na costa da Austrália. Em seu perfil no TikTok, onde ele postou o vídeo da baleia, Brodie soma mais de 7 milhões de seguidores. A cena surpreendente do animal já ultrapassou 58 milhões de visualizações.

O influencer se deparou com o fenômeno raro enquanto remava em um caiaque transparente. Ao ver a baleia somente com a cauda para fora da água, imóvel, Ross começou a filmar, ainda sem acreditar no que via diante de seus olhos. “Meu coração está batendo tão rápido”, disse ele.

@ybsbrodiewhale vs transparent kayak♬ original sound – Brodie Moss


A cena fica ainda mais impressionante quando Ross percebe que a baleia está acompanhada de seu filhote, que fica durante toda a gravação nadando ao redor da mãe.

Biólogo explica hipóteses para comportamento do animal

O fenômeno capturado por Brodie Moss em seu caiaque já havia sido registrado antes na costa da Austrália e, inclusive, no Brasil, no Arquipélogo de Abrolhos — a cerca de 65 km do litoral sul da Bahia. De acordo com o site Science Alert, o comportamento ficou conhecido como “tail sailing” (algo como “vela de cauda”, por conta da posição vertical).

 

O biólogo e influenciador Vitor Pido, conhecido como Pido Biologia, explica biologia de maneira rápida e divertida para quase 350 mil seguidores no Instagram e apontou algumas hipóteses para o comportamento flagrado pelo australiano.


Uma das possibilidades descritas pelo biólogo é de que a baleia fica com apenas a cauda para fora da água para utilizá-la da mesma forma que a vela dos barcos. Assim, ela aproveitaria a força do vento para se deslocar, fazendo pouco esforço.

 

Ainda segundo Pido, outra hipótese que leva a baleia a ficar de cabeça para baixo é que a atitude evita que o filhote continue mamando. Isso porque o poro de secreção do leite fica para fora da água, impedindo que o animal estimule a liberação do líquido.


Por fim, a posição da baleia de cabeça para baixo pode ser ainda uma sinalização de que ela não está afim de acasalar, visando manter os machos avisados e afastados.

O fato é que é um momento único e um registro de muita sorte – Vitor Pido, biólogo e influencer

O local onde a filmagem do tiktoker foi feita não foi revelada, mas Moss é membro de uma equipe que cria conteúdo sobre a costa australiana entre Exmouth e Broome. O fenômeno já havia sido flagrado por uma empresa de observação de baleias da Austrália em 2019 e 2020.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Superiate de estúdio polonês aposta em "popa rotativa" para conquistar o mercado

    Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar

    Esponja feita de algodão e osso de lula pode absorver 99,9% de microplásticos nas águas

    Desenvolvido pela Universidade de Wuhan, na China, produto empolga também por ser acessível

    Ilha deserta há 30 anos ganha condomínio flutuante com contêineres

    Com soluções sustentáveis, local abriga cerca de 100 moradores na Dinamarca

    Evento com especialistas debateu regularização de marinas em São Sebastião

    Realizado em dezembro, encontro teve ainda autoridades e empresários do setor e foi promovido por Fórum Náutico Paulista e prefeitura

    Plastisfera: poluição plástica nos oceanos gerou novo ecossistema potencialmente perigoso

    Os impactos do biofilme gerado por bactérias em resíduos plásticos foi estudado na Antártica, um dos ambientes mais remotos do mundo