Iate em que foi flagrado beijo de princesa Diana em namorado está à venda
Embarcação feita por estaleiro italiano tem elegância nos mínimos detalhes, como o piso de mogno brilhante


O famoso iate em que a Princesa Diana foi flagrada beijando seu então namorado, Dodi Al-Fayed, está à venda. A embarcação de luxo foi construída em 1990, pela empresa italiana Codecasa, e tem design inovador e interior sofisticado.
Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, é eleita melhor praia do mundo
Compre seu ingresso para o Rio Boat Show 2023
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Foi com o modelo, anteriormente chamado de Jonikal, que Diana fez diversas viagens. Por exemplo, ela navegou pelos mares da Sardenha, na Itália, na Grécia e por fim no sul da França.
Segundo uma amiga íntima da princesa, o tempo em que ela estava com seu namorado e filhos a bordo da embarcação eram “uma felicidade”.


Desde que houve o trágico acidente com o casal, o Jonikal passou por uma alteração e recebeu novo nome: Bash. O iate do beijo da princesa Diana que estava sob a responsabilidade do pai de Dodi, Mohamed Al-Fayed, foi vendido em 2014.
Interior do iate impressiona pela sofisticação
Já em 2021, o magnata Bassim Haidar arrematou a embarcação, mas, depois, quis trocá-la por uma maior. Com mais de 64 metros de comprimento, o iate do beijo da princesa Diana pode acomodar confortavelmente 18 passageiros em nove cabines.
A embarcação conta com hidromassagem, bar, salão de jantar e plataforma de popa.


Vincenzo Ruggiero projetou os interiores. Antes do modelo retornar ao mercado de vendas, teve todos eles revitalizados. Ou seja, foram renovados o piso de mogno brilhante, as máquinas e até os deques de teca no iate do beijo da princesa Diana.


O iate tem dois motores Wartsila a diesel. Juntos, eles podem desenvolver mais de 2.000 hp e a velocidade máxima é de até 19 nós. Atualmente, o modelo se encontra ancorado na Croácia.
Para comprar o iate do beijo da princesa Diana é preciso desembolsar a bagatela de 15,5 milhões de euros, cerca de R$ 82,3 milhões (valores convertidos em março de 2023).


Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Destaque da marca no salão estará ao lado de outras 4 lanchas que chegam com novidades. Evento começa no sábado (26)
Novo material promete sumir sem vestígios, livrando os oceanos de resíduos como os microplásticos
Feita em barco com motor Yanmar, jornada ao continente gelado é exibida em "Endurance 64: o veleiro polar", que estreia dia 24
Grandes personalidades do setor levarão dicas e histórias do mar para o evento, de 26/04 a 04/05, na Marina da Glória
Trajeto da Baía de Guanabara ao cartão-postal do Rio será feito a partir de inscrição; saiba como fazer a sua