Iniciativa Pro Mar promove conscientização marítima e apoio aos navegadores
A Iniciativa Pro Mar (IPM), criada em 2014 por Fabian Umbelino, Guilherme Kodja e Odoardo Lantieri, atua em variados aspectos marítimos. No mar, pesquisa, ajuda a conservar e apoia quem navega; em terra, busca conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a importância da preservação marítima e a relevância da região no contexto marinho nacional.
Entre os serviços realizados pela ONG, estão educação ambiental para crianças, jovens e adultos através de aulas, palestras e mini-cursos; apoio a pesquisa e pesquisas próprias para ajudar na conservação e manejo de unidades de conservação marinhas; criação de políticas públicas de sustentabilidade marinha, etc.
A organização mantém ações de monitoramento de megafauna marinha e riscos às suas áreas de agregação e rotas migratórias; participa voluntariamente de operações de SAR (busca e salvamento de pessoas) no mar, com embarcação própria; além de manter um programa de estágio voluntário para estudantes universitários, possibilitando o aprendizado e a participação em saídas de campo e eventos de educação ambiental.
Um dos projetos da fundação é o Megafauna Marinha do Brasil, cujo objetivo principal é funcionar como uma conexão entre avistadores e pesquisadores. O projeto conta até mesmo com aplicativo, disponível na Play Store, que mostra as mais variadas espécies encontradas na fauna brasileira, com imagens e características, disponíveis em três idiomas (português, inglês e espanhol), e uma lista de contatos de emergência para, por exemplo, quem encontrar um animal na praia.
A ONG atua, principalmente, no litoral do estado de São Paulo e pode ser uma grande aliada na saída para o mar. Nas redes sociais, a organização emite avisos de mau tempo, mar grosso e ressacas na costa de São Paulo. Vale ficar de olho nos alertas da próxima vez que for navegar!
Atuando de forma voluntária, a IPM é o resultado da combinação de experiência, conhecimento e atuação dos seus fundadores e membros em prol dos oceanos e você pode ajudar a tornar esta atuação ainda mais forte! Quem tiver interesse em colaborar, pode fazer doações mensais pelo crowdfunding do projeto.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência