Inovação Volvo Penta
A Volvo Penta, fabricante sueca de motores, aproveitou o boat show de Miami para apresentar sua nova propulsão de centro-rabeta, a Forward Drive (FWD). Inspirado no sistema IPS da Volvo, a FWD tem hélices contrarrotantes, ou seja, ela fica posicionada para a proa do barco e não para a popa como nos sistemas de rabeta comuns.
A Volvo Penta desenvolveu o novo propulsor especialmente para o mercado americano de lanchas de esqui e wake. O sistema é uma opção aos motores de centro V-Drive, muito usado neste tipo de lancha. O novo propulsor oferece diversas vantagens para os praticantes de esqui e wake, uma delas é o controle das marolas pelo trim da rabeta. Outra vantagem é o melhor controle das manobras e resposta dos comandos que os motores centro-rabeta oferecem.
Segundo informações da área de engenharia da Volvo, inicialmente o propulsor FWD deve atender somente os motores esportivos a gasolina. A Volvo Penta não divulga as potências que a rabeta FWD suporta e nem o preço da propulsão. Também não há previsão de chegada do FWD em outros mercados que não o americano.
No lançamento a Volvo Penta afirmou que a nova tecnologia tem como objetivos facilitar a vida dos usuários de barcos para esqui e wake e atrair mais pessoas para os esportes náuticos.
A rabeta agradou o júri do Miami International Boat Show Innovation Award, o sistema foi o vencedor na categoria Alternate Drive Technology (pods, stern drives).
Veja o vídeo sobre a experiência FWD:
Imagem: Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
“Fórmula 1” da vela atracará pela primeira vez na América Latina nos dias 3 e 4 de maio; Martine Grael comanda equipe brasileira
Flagra aconteceu numa praia na cidade de Perth, na Austrália; o animal é considerado raro pelas autoridades e sobreviveu
Através do aplicativo de NÁUTICA é possível fazer o download do material; confira os principais destaques da edição
Segundo jornal italiano, embarcação de 33 m do estaleiro Mangusta havia sido encomendada há 2 anos pelo piloto
Projeto da Golden Yachts aposta em áreas de bem-estar dos hóspedes para conquistar o mercado