Pessoas com baixa visão velejaram na Baía de Todos-os-Santos em parceria com o Salvador Boat Show
Instituto de Cegos da Bahia levou três corajosos para viver a experiência nas águas durante o salão náutico
Provando que a náutica e a inclusão andam de mão dadas, o Instituto de Cegos da Bahia, em parceria com o Salvador Boat Show, levou três alunos com baixa visão para velejar nas belíssimas águas da Baía de Todos-os-Santos — com direito a experiências imersivas a bordo do veleiro.
Vai ao Salvador Boat Show? Aproveite para conhecer esses 5 pontos turísticos
Guia digital do Salvador Boat Show já está disponível no app de NÁUTICA
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A ação aconteceu na tarde de quinta-feira (7) no veleiro Marujo’s Stanley, modelo Farr, de 42 pés. Já em atuação há mais de 91 anos, o Instituto tem como objetivo principal inserir pessoas com deficiência visual na sociedade atuando em frentes como saúde, educação, música, tecnologia, assistência social e, claro, o esporte.
Foi maravilhoso, essa é a verdade. Nunca tinha tido essa oportunidade. É uma coisa totalmente diferente, estamos próximos da água e sentindo o balanço. Só faltou o cochilo– brincou Adailton, um dos três alunos participantes
À NÁUTICA, a assessora de captação de recursos e marketing da fundação, Consuelo Alban, falou sobre a experiência imersiva realizada no Boat Show. Para ela, a ação “mostrou que tudo é possível”. “Trouxemos três pessoas do instituto com baixa visão, aptas a terem essa experiência”, ressaltou.
Mesmo sem nunca ter navegado em um veleiro antes, Antuérpio Júnior, que há dois anos participa da iniciativa, brincou, assim como Adailton, que poderia “dormir sentido a brisa do mar” — aliás, essa foi uma sensação compartilhada pelos participantes.
A sensação que dava, com o ventinho no rosto, é que eu ia dormir– disse Antuérpio, que incentivou os próximos a não terem medo da experiência
Já para Caio Graco, aluno do Instituto que já havia vivenciado experiências parecidas — com direito a mergulho na Baía de Todos-os-Santos –, desta vez, a atividade foi ainda mais “espetacular”. “Ambiente ótimo, um mar tranquilo”, ressaltou.
Sempre é agradável estar no mar– destacou Caio Graco
Uma experiência além da náutica
Agatha Wicks, assessora de marketing do veleiro Marujo’s Stanley — e também responsável por trazer a atividade ao Salvador Boa Show — ressaltou à NÁUTICA a oportunidade “mágica” dos alunos sentirem a natureza.
É você não ver, mas sentir. Foi muito gratificante ouvir esses depoimentos– disse Agatha
Agatha destacou ainda que há até nove funções para se fazer em um veleiro, e que os alunos deste projeto podem assumir cada uma delas. “Dessa experiência pode sair alguém que goste de velejar e que queira voltar para o barco”, ressaltou.
As ações sociais vão desmitificar a questão de que a náutica é só para quem tem dinheiro. Ela é para todos que queiram e que sejam apaixonados pela vela e pelo esporte– finalizou Agatha Wincks
1º Salvador Boat Show
O Salvador Boat Show chega em grande estilo, com 100% de seus expositores sobre as águas da Bahia Marina, na inconfundível Baía de Todos-os-Santos. Embarcações de diversos modelos, motores, equipamentos, acessórios e serviços ligados ao setor estão na capital baiana.
Visitantes tem a sensação genuína de imergir no universo náutico visitando estandes flutuantes, conferindo barcos lado a lado, em um cenário mais que convidativo para uma vida no mar. Já consagrado como o maior salão náutico do Nordeste, o evento ainda apresenta experiências exclusivas e um mar de oportunidades.
Anote aí!
1º SALVADOR BOAT SHOW
Quando: De 6 a 10 de novembro de 2024
Horário: Das 14h às 21h
Onde: Bahia Marina (Av. Lafayete Coutinho, 1010, Salvador – BA)
Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: site oficial do evento
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência
Americano realizou o feito em novembro de 2008, prometendo prêmio para quem a encontrasse; saiba o que ele escreveu
Região onde animais foram avistados é rodeada de mistérios, como cânions submarinos e hotspots de biodiversidade
Viagens no navio de 230 pés com capacidade para 38 hóspedes acontecerão a partir de 2026
Atração ficará disponível até domingo (8), promove sustentabilidade e traz atividades para todas as idades