Inverno em Ilhabela

Por: Redação -
23/06/2015

A Ilhabela Sailing Week chega à 42ª edição de 3 a 11 de julho e a cada ano verifica-se a evolução do campeonato considerado o mais importante da vela oceânica da América Latina. Não se trata de uma competição isolada e a festa não fica restrita à água. O estreitamento na parceria entre o Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a Prefeitura Municipal permite o envolvimento de toda a comunidade em relação ao esporte, cultura, lazer, comércio, gastronomia e rede hoteleira.

Ilhabela torna-se destino praticamente obrigatório a cada mês de julho para velejadores, seus amigos e familiares. “Neste ano, a Ilhabela Sailing Week marca um novo momento para o YCI e a Prefeitura. Ambos estão mais próximos, estamos trabalhando juntos”, afirma o secretário de Turismo de Ilhabela, Harry Finger.

O regime de ventos em Ilhabela e as condições especiais e variadas para se montar as raias fez com que Ilhabela ganhasse a denominação de Capital Nacional da Vela na década de 1980. A evolução da Ilhabela Sailing Week foi um dos fatores de contribuição para o justo cognome. “A vela é o nosso DNA. Por conta do canal e dos bons ventos, grandes regatas são disputadas em Ilhabela, onde existem várias escolas de vela incluindo-se projetos municipais. O logo da vela que representa a cidade, tornou-se marca forte, consolidada. Daqui já saíram muitos campeões”, enaltece Harry Finger. A vocação náutica de Ilhabela será ratificada pelos Aquabus, transporte que em breve estará à disposição de turistas e população. Os catamarãs estão, por enquanto, atracados no pier do YCI.

A comunidade da vela, incluindo-se organizadores, patrocinadores e demais envolvidos, o setor hoteleiro e os restaurantes ganham, no inverno, movimento quase similar ao do verão. Com mais de 130 barcos inscritos, a Ilhabela Sailing Week deve levar novamente cerca de cinco mil turistas ao município, provocando impacto de aproximadamente R$ 7 milhões na economia local. Para os adeptos de aventura e esportes mais radicais, a visita à Cachoeira da Toca e a trilha de bike – ou de carro para os menos preparados fisicamente – até a paradisíaca Praia de Castelhanos, localizada na deserta face leste da ilha, são ótimas opções. Vale conferir também, as trilhas do Morro do Baepi e do Bonete.

Ilhabela possui uma área de 346 km², sendo 140 km de costa, incluindo 45 praias. A Mata Atlântica abrange 85% do município e integra o Parque Estadual protegido pelo Projeto de Preservação da Mata Atlântica (PPMA). Essa condição natural privilegiada permite que a cidade esteja voltada para o ecoturismo durante os 365 dias do ano. A fauna e flora de Ilhabela estão na lista de atrações imperdíveis. São 3 000 espécies de aves marinhas e migratórias que passam anualmente pela região.

As férias escolares, de carona com a Ilhabela Sailing Week, vão agitar a Capital Nacional da Vela no mês de julho, com uma série de eventos organizados pela prefeitura que também promoverá o 1º Ilhabela Boat Week, de 2 a 12 de julho, no Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água, além da programação cultural da Vila, o centro histórico da cidade.

“Temos um calendário intenso, repleto de eventos, com programação ao longo de todo ano, afinal a indústria de Ilhabela é o turismo e seu fomento é a garantia de empregos. O mês de julho é impulsionado pela Ilhabela Sailing Week, que movimenta as demais atrações da temporada”, destaca o prefeito Toninho Colucci. A FLAI – Feira Literária de Aventura de Ilhabela, o 1º Vento Festival e o tradicional Festival da Tainha, na Praia Grande, sul da cidade, complementam o programa de inverno.

Fotos Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Toulon Náutica soma motores de popa Tohatsu ao seu repertório

    Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%

    Buscando uma lancha na faixa dos 30 pés? Mestra Boats levará duas ao Boat Show de Foz

    Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu

    De volta ao lar: 50 anos depois, orcas retornam a local marcado pela caça nos EUA

    Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas

    Aprenda a receita de moqueca capixaba de frutos do mar do restaurante Gruta das Estrelas

    Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar

    Campeonato de pesca esportiva é atração do Foz Internacional Boat Show

    Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu