“Jet” de madeira: paraense viraliza com potente moto aquática artesanal; assista!
À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais


Alguns vídeos viralizados nas redes sociais são prova de que a NASA deveria estudar com os brasileiros. Um autêntico e potente “jet” de madeira, criado do mais absoluto zero, tem abrilhantado os rios do Pará e chamado atenção na internet por vários detalhes: motor de rabeta, luzes de LED, velocidade impressionante e até mesmo uma pintura inspirada no super-herói Homem-Aranha.
Dois em um: conheça o barco que é movido por um jet e acomoda até seis pessoas
Canoas turbinadas? Tailandês surpreende nas redes com embarcações leves e velozes
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Quem está por trás dessa invenção é Elilon Lacerda, de 24 anos, que mora em Breves, na Ilha de Marajó. Ele produz e vende embarcações artesanais feitas sob encomenda. O modelo viralizado custa por volta de R$ 7.500, mas varia conforme o tamanho e as necessidades do projeto.


A paixão pelas águas veio antes da questão comercial. À NÁUTICA, o construtor amador contou que a ideia não surgiu do dia para a noite. O jovem já havia planejado o “rabejet” (conforme ele mesmo apelidou) há quatro anos, mas o sonho do jet próprio o acompanha desde pequeno.
Era meu sonho desde criança ter um jet. Como nasci em família humilde, não tive a oportunidade– revelou Elilon
Sendo assim, o paraense arregaçou as mangas e colocou as mãos na massa, criando uma moto aquática artesanal do seu estilo. Nascia assim o jet de madeira que atraiu tantos olhares na Internet — e interessados fora dela.
Os vídeos em que Elilon rasga as águas de Marajó com seu brinquedo somam mais de 980 mil visualizações. Um dos registros que mais viralizaram ocorreu no Rio Jaburuzinho. Assista!
Entre a oferta e a demanda
“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, já dizia o Tio Ben no filme do Homem-Aranha (2002), herói homenageado na pintura do “jet”. No caso do paraense, porém, os poderes foram as visualizações e as responsabilidades, os pedidos de encomenda do produto.


Entretanto, a realidade é outra: pela falta de materiais e condições financeiras limitadas, a produção precisou ser pausada. Mas o construtor quer voltar a produzi-las assim que possível.
A invenção tem sido elogiada por internautas, principalmente, pelo exemplo de inovação aliada à cultura ribeirinha amazônica. Há forte identidade marítima em Breves, com o principal acesso à cidade sendo fluvial. Por lá, as ruas “continuam” nos rios, que são as verdadeiras estradas da região.


Inclusive, grande parte da população utiliza pequenas embarcações para se deslocar entre a zona urbana e as comunidades rurais e ribeirinhas. Elilon, por exemplo, diz usar sua invenção para “absolutamente tudo”: desde passeios recreativos a deliveries — como entregas de açaí. Veja abaixo:
@elilon.lacerda Delivery de açaí no jet #viralizaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa #curtecomentacompartilha #seguenósfamilia ♬ Motivational Inspiring Rock Trailer – SoundForYou
Conheça o “rabejet”
Inspirado no jet, o “rabejet” recebe uma base de madeira cedrorana, material utilizado na fabricação das canoas típicas da região. Com aproximadamente 3,20 metros de comprimento, tem capacidade para transportar até duas pessoas. O motor é de rabeta, com partida elétrica e 18 hp de potência.
É uma embarcação muito confortável e boa de navegar. É como se estivesse pilotando um jet tradicional ou uma moto-afirmou o paraense
@elilon.lacerda Luxo #viralizaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa #curtecomentacompartilha #curtecomentacompartilha #seguenósfamilia ♬ Let’s go – Official Sound Studio
O modelo carrega detalhes que o deixam ainda mais autoral, como luzes de LED, farol e a pintura temática do Homem-Aranha. Esta, por sinal, foi a única etapa não realizada diretamente pelas mãos de Elilon, já que um amigo que pintou.


Nas redes sociais, o jovem compartilha vídeos dos processos de montagem do “rabejet”, da embarcação navegando e outras curiosidades da invenção. Também é por lá que recebe pedidos e encomendas.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais
Nos termos da Lei, a resposta depende do porte da embarcação e do tipo de navegação. Na prática, todavia, o equipamento é recomendado por especialistas
Erwin Wurm usa embarcações, veículos e objetos cotidianos para discutir absurdo, forma e comportamento humano
Projeto federal propõe dedução de até US$ 10 mil por ano em juros de financiamento de barcos, seguindo o modelo do setor automotivo
Segundo artigo, 57% dos mares atingiram níveis históricos de aquecimento no ano passado, além de terem absorvido volumes inéditos de energia



