Linda homenagem

Por: Redação -
04/07/2016

A Prefeitura de Ilhabela inaugurou, no fim da semana passada, a Escola de Vela do Sul da Ilha, na Praia do Curral, em homenagem ao grande incentivador da vela brasileira e que idealizou a Vela como símbolo turístico da ilha, o saudoso argentino Eduardo German Morando Espiaut, que nos deixou em 2014. A nova escola conta uma estrutura novinha, com dois vestiários, cozinha, refeitório e um espaço amplo com mezanino onde serão guardadas as embarcações. Além disso, a Prefeitura de Ilhabela também construiu um depósito para a organização de materiais usados e espaço para 15 embarcações de vela, canoagem e sup. “Temos um carinho especial pelo Espiaut, o argentino mais brasileiro que conheci. A homenagem é mais que merecida. Além disso, somos a Capital Nacional da Vela e a valorização dos esportes náuticos é importante, pois nossos jovens têm no mar a oportunidade de aprendizado e também o lazer. Neste espaço podemos expandir o esporte com segurança e comodidade”, destacou o prefeito Toninho Colucci. A família do homenageado “Eduardo Germam Morando Espiaut” também prestigiou a cerimônia. A esposa Cecília Espiaut e a filha Maria Espiaut marcaram presença.

Saudades de Eduardo Espiaut
Radicado em Ilhabela desde 1980, Eduardo se definia como “velejador desde sempre” e fez da bela ilha do litoral norte de São Paulo sua casa. Passou boa parte da vida em prol da vela em Ilhabela, participando ativamente da criação do famoso slogan “Ilhabela, a Capital Nacional da Vela”. Além de grande velejador, Eduardo foi, também, um empresário de sucesso. Criou a primeira loja a comercializar roupas e decoração com inspiração náutica, chamada Yachting Gear, com filiais em São Sebastião, Paraty e Florianópolis. Atuou também como secretário de Turismo de Ilhabela, sendo o primeiro a ocupar o cargo até então inexistente, tendo participado da criação da Escola de Vela Municipal, inspirada no Projeto Grael, que permite com que crianças de baixa renda tenham a oportunidade de praticar o esporte. A inauguração da escola de vela em seu nome eterniza uma devida homenagem ao entusiasta do iatismo e da divulgação do nome de Ilhabela no Brasil e no exterior.

Veja abaixo um álbum de fotos da inauguração e das instalações da nova escola.

Fotos: Ronald Kraag/Eletrofotobr

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

    Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

    Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena

    Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos

    Ilha com ‘paisagem extraterrestre’ tem árvore que ‘sangra’ e espécies únicas no planeta

    Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade

    Tubarão mais velho do mundo pode ajudar a aumentar a longevidade humana

    Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira

    Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

    Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti