Limpeza dos Mares

Por: Redação -
21/09/2015

Em ação realizada no último sábado, 19, às vésperas do Dia Mundial de Limpeza dos Mares e Rios, voluntários recolheram cerca de 1,2 tonelada de lixo do fundo do mar e costões da Ilha do Arvoredo, em Santa Catarina. O evento, que reuniu cerca de 80 participantes, entre eles 50 mergulhadores profissionais, faz parte do projeto premiado Limpeza dos Mares Acatmar, iniciativa da Associação Náutica Catarinense para o Brasil, que recebe cada vez mais voluntários e profissionais interessados na conservação do meio ambiente a cada edição, segundo o presidente da Acatmar, Leandro ‘Mané’ Ferrari. “É uma filosofia de vida, por isso, cada vez mais o Projeto Limpeza dos Mares tem conquistado a adesão de novos participantes”, afirma. “A ação de limpeza dos mares é uma prova de que estamos conseguindo conscientizar a sociedade para a preservação dos nossos mares, combatendo práticas poluidoras”, completa o diretor de mergulho da entidade, Álvaro Almeida.

Entre o lixo recolhido estavam redes de pesca, cabos de metal, garrafas pet, embalagens de óleo e pedaços de embarcações. Toda a atividade contou com o apoio do ICMBio, já que a ilha tem restrições por abrigar uma reserva biológica e foi necessária uma autorização especial para a execução dos trabalhos. No ano passado foram recolhidas cerca de quatro toneladas e meia de lixo em três edições realizadas, na Ilha do Francês e Ilha do Arvoredo, na capital, e Praia do Tinguá, em Governador Celso Ramos. Depois desta atividade na Ilha do Arvoredo, a segunda etapa de 2015 será no dia 17 de outubro nas imediações da Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos. Já a terceira etapa acontecerá no dia 21 de novembro no Canal da Barra da Lagoa em Florianópolis para marcar o início da temporada de verão.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

    Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado

    Com 9 motores no Rio Boat Show, Mercury vê o salão como oportunidade de "desmistificar o setor"

    Marca apresentou equipamentos que foram dos 50 aos 600 hp, além de três opções elétricas

    Condomínio de luxo na Bahia com marina própria foi atração do Kiaroa no Rio Boat Show 2024

    Localizado na belíssima Península de Maraú, o empreendimento atraiu interessados em morar e investir no local

    No Rio, Yanmar exibiu motor de barco que atravessou o Atlântico em série de NÁUTICA

    Além do estande, fabricante japonesa apareceu em embarcações expostas no salão carioca

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio