Limpeza dos Mares retorna à reserva biológica do Arvoredo neste domingo


No mês em que se comemora o Dia dos Oceanos e a Semana do Meio Ambiente, o projeto Limpeza dos Mares retorna, neste domingo (13), ao local onde tudo começou e que sediou diversas das 23 etapas realizadas até agora: a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, em Santa Catarina.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
A ação superará a marca atual, de 105 toneladas retiradas do fundo do mar e encostas de Santa Catarina. “Desde 2014, o projeto Limpeza dos Mares mostrou um panorama do tipo de lixo que está no fundo dos mares, praias e costões. O lixo que ninguém vê”, afirma Michele Castilho, diretora do projeto.
Nessa história do Limpeza dos Mares na reserva, que pode em breve ser recategorizada como parque ecológico turístico pelo Governo Federal, muito já foi recolhido. “Desde garrafas pet e restos de redes até pneus e eletrodomésticos. Detectamos até uma garrafa originária da Malásia”, revela Michele.

Leia também
» Projeto de conservação marinha visa combater as mudanças climáticas
» Confira 4 dicas infalíveis antes de comprar o seu barco inflável
» NÁUTICA lança hoje programa ao vivo semanal Loucos Por Barcos
A iniciativa conta com um exército de mergulhadores e outros voluntários. Também contempla um sério programa de conscientização sobre a preservação. “Em todo esse tempo também escolhemos as escolas para palestras e ações junto às crianças, garantindo um futuro mais sustentável”, conta Michele.
“Se cada um fizer a sua parte, teremos condições melhores em breve. Nosso apoio vai além do patrocínio, pois estamos engajados com colaboradores da rede atuando como voluntários”, explica Leandro Hommerding, gerente regional de marketing do Fort Atacadista, patrocinador do Limpeza dos Mares.
A etapa irá cumprir as restrições postas pelas autoridades com relação ao Covid-19, cumprindo os protocolos exigidos, e a quantidade permitida nas embarcações.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
A experiência de compartilhar pontos de ancoragem nasceu da prática ao longo da costa nordeste brasileira. Conheça a história!
Paul Spencer quer bater recorde mundial estabelecido em 2012 utilizando um barco movido a pedal e uma bicicleta
Iniciativa da CBVela leva crianças e adolescentes de 6 a 18 anos para imersão gratuita na vela, aliada à promoção da saúde física, mental e emocional
Estudo aponta a presença desses resíduos como maior em dezembro de 2025 do que no período anterior à festa
Ferramentas foram descobertas dentro de sambaquis na Baía de Babitonga, litoral norte de Santa Catarina




