Luto na vela


O ganhador da primeira volta ao mundo a vela morreu aos 92 anos, na Cidade do México. Ramón Carlín era um completo desconhecido no esporte quando resolveu participar da primeira Whitbread Round the World Race – que mais tarde se tornou a Volvo Ocean Race – em 1973-74. Comerciante, ele estava a procura de novos desafios e reuniu uma boa equipe no seu Swan 65, Sayula II, para a competição.
Carlín tornou-se o mais famoso velejador do México, sendo recebido em Acapulco com recepção presidencial e sendo solicitado até mesmo pela rainha Elizabeth II. “Não tivemos tempo para treinar. Meu plano era conhecer a tripulação e ensiná-los a gerir o barco durante a primeira perna, mas todos eles acabaram se saindo muito bem”.
Um dos tripulantes, o britânico Butch Dalrymple-Smith, disse não ter dúvidas da habilidades de liderança de Carlín. “Ganhamos por causa de nosso skipper. Superamos nossa própria capacidade porque Ramón Carlín confiou em nós “, afirmou Dalrymple-Smith.
Foto: Reprodução
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Pesquisadores encontraram vestígios marinhos na região onde a embarcação bíblica teria repousado após o dilúvio
Animal foi encontrado por mergulhadores do ICMBio. Espécie é venenosa e representa ameaça
Embarcações dos 19 aos mais de 30 pés estarão nas águas da Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio
Horse Powertrain estreia no setor com a brasileira Hybdor, adaptando motor do Renault Duster para versão híbrida e flex (gasolina e etanol)
Ainda em construção, embarcação combina luxo ao vintage e já está quase totalmente reservada para passeios em 2026