Luto na vela


O ganhador da primeira volta ao mundo a vela morreu aos 92 anos, na Cidade do México. Ramón Carlín era um completo desconhecido no esporte quando resolveu participar da primeira Whitbread Round the World Race – que mais tarde se tornou a Volvo Ocean Race – em 1973-74. Comerciante, ele estava a procura de novos desafios e reuniu uma boa equipe no seu Swan 65, Sayula II, para a competição.
Carlín tornou-se o mais famoso velejador do México, sendo recebido em Acapulco com recepção presidencial e sendo solicitado até mesmo pela rainha Elizabeth II. “Não tivemos tempo para treinar. Meu plano era conhecer a tripulação e ensiná-los a gerir o barco durante a primeira perna, mas todos eles acabaram se saindo muito bem”.
Um dos tripulantes, o britânico Butch Dalrymple-Smith, disse não ter dúvidas da habilidades de liderança de Carlín. “Ganhamos por causa de nosso skipper. Superamos nossa própria capacidade porque Ramón Carlín confiou em nós “, afirmou Dalrymple-Smith.
Foto: Reprodução
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
O São Paulo Boat Show 2026 chega ao último dia nesta terça-feira (29), e a NÁUTICA transmite ao vivo a programação final do evento pelo YouTube.
São Paulo Boat Show 2026
O maior salão náutico da América Latina leva seus visitantes para uma verdadeira imersão no universo das águas. Mais de 170 embarcações, passando por botes, lanchas e jets, tomam conta do pavilhão do São Paulo Expo e podem ser vistas de perto. [caption id="attachment_207151" align="alignnone" width="920"]

Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2026 Quando: de 24 a 29 de setembro de 2026 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP) Horário: das 13h às 22h; no primeiro dia, abertura às 15h; no último dia, encerramento às 21h Mais informações: no site do evento Ingressos: site oficial de vendasMaior salão náutico da América Latina reuniu fabricantes de jets, pranchas elétricas e veículos off roads. Conheça!
Saiba as primeiras impressões do filme dirigido por Carlos Saldanha que estreia nos cinemas em 29 de outubro
Lancha exclusiva SR-500 LX S divide espaço no estande com outro lançamento e mais dez embarcações
Nova configuração da lancha de 26 pés chega ao salão com proposta mais esportiva e voltada às águas interiores; evento segue até o dia 29






