Marina Week exibe mostra internacional de cinema sobre o mar
Divulgar e difundir a produção cinematográfica com o tema do oceano é uma das propostas na Marina Week 2022, que realiza a I CineMarina – Mostra Internacional de Cinema do Mar e promove encontro com documentaristas renomados para apresentar e discutir produções nacionais sobre o mar.
Nos dias 2 e 3 de junho, a partir das 20 horas, serão exibidos filmes internacionais selecionados no Ocean Film Festival World Tour – mostra surgida na Austrália, em 2015, e reconhecida como o principal festival internacional de cinema do mar. Essa é a primeira vez que o festival, já na 9ª edição, chega ao Brasil. Outras regiões de exibição são na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos da América, Reino Unido, Itália, Espanha e China.
“Por meio da CineMarina, vamos exibir uma seleção de curtas-metragens que documentam a beleza e o poder do oceano e celebra os mergulhadores, surfistas e oceanógrafos que dependem desse ambiente”, comenta Alfredo Nastari, Publisher da Scientific American Brasil e idealizador do evento.
Entre as atrações internacionais, estão produções como “I Am Ocean”, filme australiano que narra a história de uma fotógrafa diagnosticada com uma doença terminal, que encontra refúgio em sua conexão com o oceano; e “Mar”, documentário português sobre o surfista de ondas gigantes Alex Botelho.
Outra película exibida será o documentário estadunidense” If You Give a Beach a Bottle”. Inspirado em um livro ilustrado, o produtor Max Romey dirige-se a uma praia remota na costa do Alasca em busca de detritos marinhos. O que ele encontra é uma história completamente diferente.
Os filmes estrangeiros serão legendados em português e a exibição será no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, com capacidade para mil lugares, nos dias 2 e 3 de junho. A entrada é gratuita.
Produção nacional
No sábado, 4/6, uma tarde inteira será dedicada para a exibição de obras nacionais consagradas, especialmente selecionadas para a Marina Week, no Encontro de Documentaristas. Haverá transmissão ao vivo, por streaming, de trechos dos filmes.
SERVIÇO
CineMarina – Mostra Internacional de Cinema do Mar
Local: Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda), Auditório Simon Bolívar
Quando: 2 e 3 de junho, das 20h às 22h
Filmes:
“I Am Ocean” (Austrália), “Tiger (Shark) King” (México), “Eyre & Sea” (Austrália), “If You Give A Beach A Bottle” (Estados Unidos), “Mar (custom tour edit)” (Portugal), “From Kurils With Love” (Estados Unidos), “Wave Of Change” (França), “Matador” (Estados Unidos).
Produção nacional
Local: Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda), Auditório anexo dos Congressistas
Quando: 4 de junho, das 14h às 18h
Sobre a Marina Week
A Marina Week é o maior evento sobre o mar do Brasil realizada pela Scientific American Brasil e a Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, vinculada aos institutos Oceanográfico e de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).
Alinhada com os objetivos definidos na Assembleia Geral das Nações Unidas, que nomeou o período de 2021 a 2030 como a Década das Nações Unidas para a Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, este grande encontro propõe discussões sobre questões cruciais para o futuro do oceano, com foco na sustentabilidade e na cultura do mar.
Totalmente gratuita, o evento é voltado para ambientalistas, pesquisadores, educadores, estudantes, profissionais do mercado, artistas, velejadores, mergulhadores, surfistas, gestores públicos e todos os amantes do mar, além do público em geral. Será realizada de 1º a 5 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Interessados em fazer parte deste grande momento, com apresentações e exposições, basta ir ao evento. Para assistir aos seminários, é necessário fazer suas inscrições no site www.marinaweek.com.br.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Especialista Bianca Colepicolo explica como Sorriso (MT) pode diversificar suas atividades além do agro
Com operações em mais de 13 países, marca traz soluções em produtos internacionais ao país, além de alavancar marcas nacionais no exterior
Ao longo de 30 anos, projeto de R$ 8,5 bilhões deve abranger 180 km de hidrovias urbanas, incluindo rios como o Pinheiros e Tietê
Fundada por Julico Simões, empresa aposta em trazer conceito europeu para mercado nacional de embarcações
Bianca Colepicolo aponta benefícios de incentivar atividades turísticas e analisa o crescimento da área