Marina Week exibe mostra internacional de cinema sobre o mar

Por: Redação -
01/06/2022

Divulgar e difundir a produção cinematográfica com o tema do oceano é uma das propostas na Marina Week 2022, que realiza a I CineMarina – Mostra Internacional de Cinema do Mar e promove encontro com documentaristas renomados para apresentar e discutir produções nacionais sobre o mar.

Nos dias 2 e 3 de junho, a partir das 20 horas, serão exibidos filmes internacionais selecionados no Ocean Film Festival World Tour – mostra surgida na Austrália, em 2015, e reconhecida como o principal festival internacional de cinema do mar. Essa é a primeira vez que o festival, já na 9ª edição, chega ao Brasil. Outras regiões de exibição são na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos da América, Reino Unido, Itália, Espanha e China.

“Por meio da CineMarina, vamos exibir uma seleção de curtas-metragens que documentam a beleza e o poder do oceano e celebra os mergulhadores, surfistas e oceanógrafos que dependem desse ambiente”, comenta Alfredo Nastari, Publisher da Scientific American Brasil e idealizador do evento.

Entre as atrações internacionais, estão produções como “I Am Ocean”, filme australiano que narra a história de uma fotógrafa diagnosticada com uma doença terminal, que encontra refúgio em sua conexão com o oceano; e “Mar”, documentário português sobre o surfista de ondas gigantes Alex Botelho.

Outra película exibida será o documentário estadunidense” If You Give a Beach a Bottle”. Inspirado em um livro ilustrado, o produtor Max Romey dirige-se a uma praia remota na costa do Alasca em busca de detritos marinhos. O que ele encontra é uma história completamente diferente.

Os filmes estrangeiros serão legendados em português e a exibição será no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, com capacidade para mil lugares, nos dias 2 e 3 de junho. A entrada é gratuita.

Produção nacional

No sábado, 4/6, uma tarde inteira será dedicada para a exibição de obras nacionais consagradas, especialmente selecionadas para a Marina Week, no Encontro de Documentaristas. Haverá transmissão ao vivo, por streaming, de trechos dos filmes.

SERVIÇO
CineMarina – Mostra Internacional de Cinema do Mar

Local: Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda), Auditório Simon Bolívar
Quando: 2 e 3 de junho, das 20h às 22h
Filmes:
“I Am Ocean” (Austrália), “Tiger (Shark) King” (México), “Eyre & Sea” (Austrália), “If You Give A Beach A Bottle” (Estados Unidos), “Mar (custom tour edit)” (Portugal), “From Kurils With Love” (Estados Unidos), “Wave Of Change” (França), “Matador” (Estados Unidos).

Produção nacional

Local: Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda), Auditório anexo dos Congressistas
Quando: 4 de junho, das 14h às 18h

Sobre a Marina Week
A Marina Week é o maior evento sobre o mar do Brasil realizada pela Scientific American Brasil e a Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, vinculada aos institutos Oceanográfico e de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).

Alinhada com os objetivos definidos na Assembleia Geral das Nações Unidas, que nomeou o período de 2021 a 2030 como a Década das Nações Unidas para a Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, este grande encontro propõe discussões sobre questões cruciais para o futuro do oceano, com foco na sustentabilidade e na cultura do mar.

Totalmente gratuita, o evento é voltado para ambientalistas, pesquisadores, educadores, estudantes, profissionais do mercado, artistas, velejadores, mergulhadores, surfistas, gestores públicos e todos os amantes do mar, além do público em geral. Será realizada de 1º a 5 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Interessados em fazer parte deste grande momento, com apresentações e exposições, basta ir ao evento. Para assistir aos seminários, é necessário fazer suas inscrições no site www.marinaweek.com.br.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Catamarã elétrico de startup vence concurso e fará parte da autoridade marítima de Singapura

    Embarcação participa do projeto singapurense que pretende acabar com emissões portuárias até 2050

    Casas flutuantes em alta: conheça as mais luxuosas do mundo

    Inspire-se com cinco modelos das moradias sobre as águas que estão fazendo a cabeça dos milionários

    Com dois barcos de 19 pés, Ross Mariner mostra lançamento no Rio Boat Show 2024

    Boas opções de entrada, embarcações estarão no salão, de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    NÁUTICA Talks recebe Marina Bidoia, mais jovem velejadora a concluir a Refeno

    Velejadora realizou o trajeto Recife-Fernando de Noronha aos 24 anos, e vai levar experiência ao Rio Boat Show 2024

    Posto flutuante da rede Golfinho estará no Rio Boat Show 2024

    Loja de conveniência batizada de WayPoint também será apresentada de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória