Marinha do Brasil amplia produção de equipamentos para auxiliar no combate à Covid-19

Por: Redação -
27/04/2020
Foto: Divulgação

A Marinha do Brasil está atuando em várias frentes no combate à pandemia da Covid-19. O uso da tecnologia na pesquisa, no desenvolvimento e na produção de itens de proteção é uma delas. À frente deste trabalho está o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN) com o apoio do Centro de Intendência da Marinha em Parada de Lucas (CeIMPL), ambos no Rio de Janeiro.

Além da produção de Equipamentos de Proteção Individual, como as máscaras faciais face shield, feitas a partir de impressoras 3D, e máscaras cirúrgicas, também estão sendo produzidos novos dispositivos para auxiliar na prevenção à pandemia, como dispositivo de intubação endotraqueal, em fase de avaliação pela Diretoria de Saúde da Marinha; caixa de acrílico, projetada para cobrir a cabeça do paciente e proteger o profissional da saúde durante o procedimento nas vias aéreas do paciente; e kits hospitalares, fabricados em aço carbono, compostos por cama, biombo, suporte para soro e escada.

LEIA TAMBÉM

>> Como funciona o rigoroso teste em piscina das lanchas Sessa Marine
>> 9 raças de cães que gostam de barcos. Qual combina com você?
>> Triton Yachts lança compra programada para barcos novos. Saiba como funciona

Outros projetos, como câmera de pressão negativa, regulador de máscara cirúrgica e respirador mecânico ainda estão em fase de estudo para produção, e passarão por avaliação do Hospital Naval Marcílio Dias.

Para dar conta da demanda crescente destes equipamentos, o Centro necessitou passar por adaptações e transformar instalações em verdadeiras linhas de produção, utilizando a capacidade plena de seus militares, que estão trabalhando 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, em esquema de rodízio.

Essas ações estão inseridas no contexto da Operação “Grande Muralha”, deflagrada pela Marinha do Brasil no final de março para auxiliar no combate e na prevenção ao Covid-19.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Homem compra megaiate de 66 metros e pede para instalar novo convés; entenda

    Proprietário surpreendeu estaleiro italiano com o pedido durante a construção do gigante, agora ainda mais personalizado

    Ponte móvel sai do lugar para barcos passarem na Grécia; assista

    Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas

    Idoso é condenado por importar e vender dentes e ossos de baleia nos EUA

    Segundo a Justiça, homem recebeu ao menos 30 remessas de membros animal e faturou o equivalente a mais de R$ 100 mil em vendas

    Animais exóticos aparecem em praias dos EUA e surpreendem banhistas

    Criaturas marinhas de coloração azul se acumularam aos milhares em praias californianas

    Grande Buraco Azul: sedimentos milenares revelam futuro de tempestades violentas no Caribe

    Cientistas “perfuraram” a cavidade que traz registros de eventos climáticos extremos dos últimos 5,7 mil anos