Marinha do Brasil amplia produção de equipamentos para auxiliar no combate à Covid-19


A Marinha do Brasil está atuando em várias frentes no combate à pandemia da Covid-19. O uso da tecnologia na pesquisa, no desenvolvimento e na produção de itens de proteção é uma delas. À frente deste trabalho está o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN) com o apoio do Centro de Intendência da Marinha em Parada de Lucas (CeIMPL), ambos no Rio de Janeiro.
Além da produção de Equipamentos de Proteção Individual, como as máscaras faciais face shield, feitas a partir de impressoras 3D, e máscaras cirúrgicas, também estão sendo produzidos novos dispositivos para auxiliar na prevenção à pandemia, como dispositivo de intubação endotraqueal, em fase de avaliação pela Diretoria de Saúde da Marinha; caixa de acrílico, projetada para cobrir a cabeça do paciente e proteger o profissional da saúde durante o procedimento nas vias aéreas do paciente; e kits hospitalares, fabricados em aço carbono, compostos por cama, biombo, suporte para soro e escada.
LEIA TAMBÉM
>> Como funciona o rigoroso teste em piscina das lanchas Sessa Marine
>> 9 raças de cães que gostam de barcos. Qual combina com você?
>> Triton Yachts lança compra programada para barcos novos. Saiba como funciona
Outros projetos, como câmera de pressão negativa, regulador de máscara cirúrgica e respirador mecânico ainda estão em fase de estudo para produção, e passarão por avaliação do Hospital Naval Marcílio Dias.
Para dar conta da demanda crescente destes equipamentos, o Centro necessitou passar por adaptações e transformar instalações em verdadeiras linhas de produção, utilizando a capacidade plena de seus militares, que estão trabalhando 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, em esquema de rodízio.
Essas ações estão inseridas no contexto da Operação “Grande Muralha”, deflagrada pela Marinha do Brasil no final de março para auxiliar no combate e na prevenção ao Covid-19.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Mestra 212, escolha de Hélio Castroneves, será um dos quatro barcos da Mestra Boats no salão náutico que acontece em julho
Estrutura no Raymond James Stadium, do Tampa Bay Buccaneers, dispara “canhões”, fumaça e confetes ao melhor estilo estadunidense de celebrar
Empresa brasileira especializada em limpeza náutica alerta para os riscos da maresia e reforça a importância de produtos próprios para barcos
Segundo ranking do Tripadvisor, oito dos 10 lugares mais bem avaliados para viagens a dois são conhecidos por suas praias paradisíacas
Para o Kiribati, participar do torneio em 2030 simboliza, também, voltar os olhos do mundo à crise climática e ao aumento do nível do mar




