Marinha do Brasil negocia compra de navio de ataque da Marinha Real Inglesa
A Marinha do Brasil está negociando a compra de um porta-helicópteros e navio de combate anfíbio, o HMS Ocean, da Marinha Real Inglesa, por, aproximadamente, R$ 350 milhões, em parcelas. Em operação há 20 anos, a embarcação tem 203 metros, 21,5 mil toneladas e ainda está ativa no Reino Unido – só será recolhida à base de Devonport a partir de março de 2018, quando o contrato estará concluído.
O navio leva 18 helicópteros de vários tipos, entre eles os preparados para missões antissubmarino, de ataque e apoio à tropa, e pode ser modificado para realizar missões humanitárias, por exemplo, em casos de catástrofes naturais. Antes da transferência, o porta-helicópteros passará por um período de preparação no Reino Unido.
Tripulantes, especialistas e técnicos serão submetidos a um ciclo de cursos associados ao treinamento, nos centros de instrução da Royal Navy, para familiarização com o navio. Depois disso, já nas instalações navais do Rio, e ao longo de um ano, efetivos da aviação embarcada, dos fuzileiros navais e dos operadores de bordo farão viagens de exercício, para adaptação.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas
O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito
Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco
Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal
O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp