Marinha do Brasil realiza Operação Verão 2018/2019 em Alagoas

Por: Redação -
12/12/2018

Marinha do Brasil deu início à Operação Verão 2018/2019, que se estende até o dia 10 de março de 2019. Em Alagoas, o trabalho é realizado pela Capitania dos Portos de Alagoas e Agência Fluvial de Penedo. No Estado, existem mais de 13 mil embarcações registradas nas categorias de esporte/recreio, passageiros e de pesca.

De acordo com a Marinha, o objetivo da Operação Verão “é a intensificação de ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, sobretudo as de esporte e recreio e de turismo náutico, quanto ao cumprimento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA), em especial, na observância dos aspectos de segurança como a utilização do material de salvatagem (boias e coletes salva-vidas) e da regularização da documentação das embarcações e dos seus condutores, como também coibir o consumo de bebida alcoólica, no intuito de evitar a ocorrência de acidentes e infrações”.

Para o trabalho de fiscalização serão utilizados etilômetros e, de acordo com a capitania, nos casos em que for constatado o consumo de bebida alcoólica, cujo limite de teor esteja acima do permitido por lei, além da aplicação de medidas administrativas, que incluem multa, suspensão ou cancelamento da habilitação do condutor e apreensão da embarcação, o infrator será apresentado à autoridade policial competente, para a adoção das medidas penais cabíveis.

“A principal causa dos acidentes com embarcações de esporte e recreio é a falha humana, o que por vezes pode resultar em consequências irreversíveis. Para minimizar a possibilidade da ocorrência de acidentes náuticos, a Operação deste ano traz como foco principal a valorização da vida e a responsabilidade do proprietário e do condutor da embarcação, especialmente durante as atividades de lazer”, atesta.

Dados da Diretoria de Portos e Costas mostram que no Brasil mais de 28% dos acidentes registrados em 2018 envolveram embarcações de esporte e recreio, com 29% do total de vítimas fatais nesse segmento, que respondeu, ainda, por 31% dos feridos.

LEIA TAMBÉM

>>Florianópolis recebe certificações do programa Bandeira Azul
>>Novo superiate de 63 metros da Benetti traz área de 162 m² exclusiva para proprietário
>>Velejadores do Cabanga participam de clínica de Optimist em Maria Farinha

Ao longo de toda a Operação Verão militares que atuam nas Capitanias, Delegacias e Agências se mobilizam para verificar o cumprimento das regras de segurança da navegação. Em Alagoas, a Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) e a sua Organização Militar subordinada, a Agência Fluvial de Penedo (AgPenedo), se farão presentes, com equipes para Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário no litoral, rios e lagoas da jurisdição.

A Operação Verão 2018/2019 incluirá também ações de presença de agentes da Autoridade Marítima Brasileira em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, para realização de palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação.

No Estado, estão inscritas na Capitania dos Portos de Alagoas e Agência Fluvial de Penedo 4 094 embarcações de esporte/recreio; 1.812 embarcações de passageiros e 7.267 embarcações de pesca. “Na última Operação Verão foram inspecionadas 2.880 embarcações, das quais 293 foram notificadas por infrações às Normas, e 25 foram apreendidas por apresentarem riscos à segurança do tráfego aquaviário”, informa a capitania.

Para garantir a segurança no mar, lagoas e rios de Alagoas, a Capitania dos Portos solicita à população que denuncie situações que possam representar risco para a segurança da navegação, como forma de salvaguarda da vida humana no mar e para a prevenção da poluição hídrica. As denúncias podem ser feitas através do canais da órgão:  Tel.: (82) 3215-5800 ou e-mail [email protected]; e ainda pelo telefone 185 – para emergências marítimas e fluviais.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Bombordo apresenta facilidade de seu sistema de aluguel de barcos no Rio Boat Show

    Há cerca de dois anos no mercado, empresa já soma 400 barcos cadastrados em três continentes do planeta

    Em estande movimentado, K&L Flex apresenta colchão náutico medicinal no Boat Show

    Marca está há 35 anos no mercado atuando na confecção de colchões que promovem saúde durante o sono

    Siga Empreendimentos vê saldo positivo na 1ª participação no Rio Boat Show

    Marca apresenta produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Kapazi Náutica atraca no Rio Boat Show com pisos, coolers e tapetes flutuantes

    Com gama para todos os gostos, empresa oferece pisos em diferentes cores e materiais, além de acessórios para barcos

    Posto Golfinho marca presença no Boat Show e mostra facilidade do estabelecimento flutuante

    Rede de postos conta com loja de conveniência e atendimento náutico 24h por dia, durante os 7 dias da semana