Mary Maersk


O navio Mary Maersk, de bandeira norueguesa, acaba de bater o recorde de maior número de contêineres a bordo em uma rota entre a Europa e a Ásia. O mais interessante é que ao deixar o porto de Ageciras, Espanha, carregando 17.603 unidades destas caixas de transporte, ele nem estava operando em sua plena capacidade. A viagem teve início em 21 de julho deste ano e o navio partiu rumo ao porto de Tanjung Pelepas, na Malásia.
O Mary Maersk é o terceiro navio da série Triple-E e tem capacidade total para 18.270 contêineres. Segundo a empresa que administra o navio, o maior desafio que esta embarcação encontra não é na navegação, mas sim no carregamento. O problema é que os portos ainda não estão preparados para carregar um navio com tantos contêineres e tanto o porto da Espanha quanto o da Malásia tiveram que receber melhorias para receber o Mary Maersk.
Ainda segundo a empresa, a vantagem de se ter um navio tão grande é na economia das empresas que precisam exportar seus produtos via oceanos. Na viagem do recorde, um pouco mais da metade dos contêineres estavam vazios, eles foram enviados à Ásia para serem usados lá.
Thorvald Hansen, capitão da enorme embarcação, declarou que ele e sua tripulação estão muito orgulhosos de fazerem parte de um recorde mundial. O capitão ainda informa que a travessia do Canal de Suez foi tranquila e tudo está ocorrendo como o planejado.
Após esta viagem o navio continua operando, mas deve demorar um pouco até conseguir superar o próprio recorde.
Fotos: Maersk Line
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025
Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade