Megaiate de co-fundador da Microsoft é vendido a proprietário desconhecido por 235 milhões de euros

Por: Redação -
11/08/2021

O megaiate de 414 pés (ou 126 metros), do falecido co-fundador da Microsoft Corp., Paul Allen, foi vendido. A embarcação de nome Octopus foi oferecida pela última vez por 235 milhões de euros e o comprador não revelou sua identidade.

A venda ocorre em meio a um mercado recorde para os maiores barcos de luxo do mundo, além de um interesse mundial crescente no lazer privado (e socialmente distanciado). Essa nova tendência entre os proprietários está impulsionando um número sem precedentes de vendas de superiates e megaiates, novos e usados.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

octopus
Paul Allen

Só no primeiro trimestre deste ano, 219 superiates foram vendidos — quase o dobro do número referente ao mesmo período em 2020, de acordo com o serviço de avaliação de navios Vessels Value. Agora, ao invés de considerarem um aluguel ou fretamento, o costume é já partir para a compra imediata de embarcações.

Barcos menores, de entrada, já chegam na faixa dos 100 pés (30 metros) e, o que antes era um mercado visto como sonolento, hoje já é caracterizado por uma pulsação repentina. Isso, porque os clientes já não querem esperar alguns anos por uma construção customizada, e procuram por resultados imediatos.

As embarcações exploradoras, como o Octopus, são uma categoria relativamente popular. Capazes de cruzar 9 mil milhas sem a necessidade de parar para reabastecer, eles minimizam o número de paradas no porto e, portanto, as oportunidades de infiltração de vírus nos passageiros e na tripulação.

octopus

Leia também

» Iate personalizado para unir luxo e exploração é a mais nova aposta de estaleiro italiano

» Panamá abre portas para serviços de fretamento de superiates

» Grupo italiano anuncia a estreia de dois modelos em salão náutico francês

A cotação inicial do Octopus era de 295 milhões de euros. Com um comprimento que supera um campo de futebol em um terço, o megaiate é um dos maiores exploradores do mundo. Ele possui oito conveses e acomoda 26 convidados, divididos entre 13 camarotes — além dos 63 tripulantes.

A notícia é de que o novo proprietário não quis dar detalhes sobre a aquisição, mas já deixou claro que pretende disponibilizar o explorador para aluguel pela primeira vez, a partir de 2022, através da empresa de iates Camper & Nicholsons.

octopus

O megaiate ainda conta com dois elevadores, dois helipontos, garagem para carros, helicópteros e um submarino capaz de transportar 8 pessoas. Paul Allen, o antigo proprietário, chegou a escrever: “Quando estive nele pela primeira vez, me senti como se estivesse em uma nave espacial. Com recursos como piscina, quadra de basquete, cinema, estúdio de gravação com vista para o mar, todas as minhas paixões se unem em um banquete móvel”.

O co-fundador da Microsoft, em parceria com Bill Gates, saiu da empresa em 1983. Ele transformou sua participação em uma fortuna de 26 bilhões de dólares nas três décadas seguintes, de acordo com o Índice Bloomberg Billionaires.

Allen tinha uma grande afinidade com o megaiate construído na Alemanha. Quando foi entregue pela primeira vez, em 2003, Allen ficou impressionado com seu tamanho, de acordo com suas memórias de 2011. Na época, era a quarta maior embarcação do mundo, com as três primeiras construídas para chefes de estado.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Consórcio, compartilhamento e novos formatos ampliam acesso à náutica

    Vertentes aparecem como caminhos para atrair novos consumidores ao mercado náutico. Conheça marcas que estarão no São Paulo Boat Show 2026

    Yamaha apresentará protótipo de motor de popa movido a hidrogênio no São Paulo Boat Show

    Marca também exibirá motores a combustão e a linha 2027 dos WaveRunners, que chegam com novos designs, recursos e cores

    Fórum Náutico da ANB destaca vocação da Bahia para liderar economia do mar

    Segunda edição do evento reuniu especialistas nacionais e internacionais em Salvador para debater portos, turismo, esportes náuticos, marinas, pesca, sustentabilidade, indústria naval e soberania marítima

    Projetos de sucesso ligados à economia do mar encerram o 2º Fórum Náutico Internacional da ANB

    Representantes dos projetos Aquático SP, Mazure Saneamento e Recife Marina participaram do último painel do evento

    De barcos a carros e buggies: São Paulo Boat Show amplia perfil do evento lifestyle

    Presença de marcas de mobilidade e luxo mostra que o salão náutico também disputa atenção do público interessado em lazer premium em terra firme