Megaiate de 141 metros foi projetado com uma proposta: impressionar


O Nord, de 141 metros (462 pés) é o mais novo megaiate do estaleiro Lürssen. O antigo projeto Opus foi desenhado pelo estúdio de design italiano Nuvolari-Lenard, que conta ter se inspirado em um porta-aviões para projetá-lo. Não à toa, o barco entrou para o ranking dos 10 maiores barcos privados do mundo.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
O estúdio de design optou por uma proa nunca antes vista num megaiate inspirado em porta-aviões. Dan Lenard, cujo sobrenome foi dado ao estúdio explica:
“Nord foi desenhado com uma ideia em mente: deve causar fortes emoções em quem o observar, não só por causa do seu tamanho, mas também por causa do próprio design. Ninguém deve ficar indiferente”

Leia também
» Especialista na construção de barcos, Jorge Nasseh publica novo livro sobre Infusão a Vácuo
» Marca do grupo italiano Azimut aumenta investimentos em iates de baixa emissão de carbonos
» Estúdio Italiano cria barco com casco inovador em prol da acessibilidade
A embarcação, que vinha sendo projetada há quatro anos, foi construída em aço e alumínio, possui seis conveses e 19,5 metros de largura. Hospeda 36 convidados, espalhados pelos 20 camarotes.
O estaleiro deu pouquíssimos detalhes sobre Nord, a pedido do proprietário, para manter a maior confidencialidade possível. O que foi possível descobrir é que, dentre os luxos do megaiate, também estão um centro de esportes e mergulho, uma grande piscina, dois helipontos (sendo que um deles pode ser coberto por um hangar retrátil), uma garagem com frota de embarcações auxiliares e um mini-submarino.

Foi entregue ao proprietário no último dia 19 de fevereiro e embarcou em sua primeira viagem. Peter Lürssen, sócio-gerente da empresa, disse que “na Lürssen, acreditamos que o trabalho em equipe é vital para construir um iate e, para executar um projeto tão abrangente, é necessária uma equipe excelente. No caso do Nord, a equipe era formada por homens e mulheres do estúdio Nuvolari-Lenard, Moran Yacht & Ship – que supervisionou a construção em nome do proprietário – e Lürssen”.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Evento gratuito faz parte da Temporada Brasil-França, que comemora os 200 anos de relações entre os países
Viking Cruises, companhia com foco em itinerários no Norte da Europa, aposta em navios sustentáveis
Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores
Nomes como Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Dua Lipa e Hailey Bieber compartilharam cliques curtindo a Europa em embarcações
Em crescimento na competição, Mubadala disputará Grand Prix em Portsmouth, na Inglaterra, neste fim de semana