Marca do grupo italiano Azimut aumenta investimentos em iates de baixa emissão de carbonos
Na corrida pela produção de veículos cada vez mais “limpos”, ou seja, que não emitam monóxido de carbono, chegou a vez da indústria náutica fazer a sua parte. Na Itália, até a Benetti Yachts decidiu entrar nessa corrente. Depois dos impactos da pandemia, uma das prioridades desse tradicional estaleiro tem sido a adoção de medidas sustentáveis.
“Entregamos nossa paixão duradoura pelo mar e pela vela, combinando o artesanato italiano e a inovação em cada embarcação que projetamos e construímos”, diz Peter Mahony, gerente geral da Benetti Yachts Asia. “É tempo, dinheiro e recursos que achamos que valem a pena”.
Na verdade, os primeiros esforços de sustentabilidade da Banetti se iniciaram em 2002, com a introdução do primeiro sistema de propulsão híbrido diesel-elétrico no megaiate Ambrosia, de 65 metros. Desde então, o estaleiro tem enfatizado a utilização de recursos na busca da preservação ambiental.


Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
“Felizmente, a missão da Benetti é apoiada por uma tendência crescente em toda a Ásia por opções inovadoras e com visão de futuro. Com uma embarcação Benetti, temos um ponto ideal, no qual a tecnologia de consciência verde encontra a máxima qualidade e conforto, o que é possível através da inovação e pesquisa constantes”, explica Mahony.
Leia também
» Teste Azimut 27 Metri: um dos maiores e mais modernos iates feitos no Brasil
» Megaiate Boss une luxo e design esportivo em 262 pés. Confira
» Estaleiro holandês lança primeiro modelo de 2021: um superiate de 200 pés. Conheça
A maior aposta do estaleiro é na instalação de motores híbridos, visando um consumo menor de combustíveis prejudiciais ao ecossistema. Para isso, foram utilizados materiais e componentes escolhidos a dedo pelos projetistas. Dois exemplos claros desse investimento são o Luminosity (maior híbrido do mundo), de 107 metros, e o Benetti B.Yond, de 37 metros, que representa a primeira investida da Benetti em iates adequados para cruzeiros de longo alcance


É claro que as soluções não poderiam se restringir aos produtos finais: a empresa também implementou recursos nas instalações de Livorno e Viareggio para aumentar a eficiência energética e reduzir a poluição e o desperdício. Entre as novidades estão as novas estações de alta potência para gigayachts, de mais de 100 metros, para reduzir o consumo de combustível, além da substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED; a instalação de usina fotovoltaica e sistema solar térmico para redução dos gases de efeito estufa; e o isolamento dos galpões do estaleiro Livorno com revestimento para aumentar a eficiência energética nos níveis térmico e acústico.


Fora de suas instalações, na mesma pegada ambiental, a Benetti Yachts continua a atuar como patrocinador ouro da regata 2021 da Copa do Milênio da Nova Zelândia: uma regata limpa, certificada, que capacita os velejadores com dicas e recursos para implementar iniciativas de sustentabilidade.
Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com planejamento e cooperação regional, rios do Mato Grosso do Sul abrem caminho para novos destinos náuticos e oportunidades de desenvolvimento sustentável
Maior evento náutico da Bahia movimenta a Baía de Todos-os-Santos dos dias 5 a 8 de novembro; Saiba o que esperar do salão
Salvador recebeu o 2º Fórum Náutico Internacional, realizado pela Associação Náutica da Bahia, com empresários, gestores públicos, especialistas e convidados de fora do país. A Baía de Todos-os-Santos é um dos maiores ativos náuticos do mundo, e ninguém na plateia precisava ser convencido disso. Ouvimos casos de sucesso, projetos de marinas, roteiros, regatas, oportunidades de investimento. Mas, quando chegou a minha vez de encerrar, preferi falar sobre o que ainda nos impede de transformar todo esse potencial em desenvolvimento de verdade.
O setor náutico brasileiro ainda não sabe se defender.
Um setor que conversa consigo mesmo
Somos estaleiros, marinas, garagens náuticas, clubes, escolas de vela, operadores de passeio, fornecedores, mecânicos, marinheiros, guias, pescadores esportivos, agências de turismo. Cada elo da cadeia tem sua associação, seu grupo de WhatsApp, sua pauta. E, enquanto conversamos entre nós, as decisões que definem o nosso futuro são tomadas em outros lugares, quase sempre sem a gente na mesa.
Pense em quantas instâncias de poder tocam a náutica. O licenciamento ambiental de uma marina. A alíquota de ICMS sobre a embarcação. As normas da Marinha. O plano diretor que define o uso da orla. O ordenamento de praias e acessos públicos à água. As linhas de crédito para o pequeno empreendedor. A formação de mão de obra. O saneamento. Câmaras municipais, assembleias legislativas, Congresso Nacional, conselhos, órgãos ambientais, ministérios. Em cada um desses espaços, alguém está falando sobre o nosso setor. A pergunta é: somos nós?
Na maioria das vezes, não. E quem não está na mesa costuma estar no cardápio.
[caption id="attachment_208270" align="alignnone" width="920"]

Advocacy não é palavrão
Por isso defendi, no encerramento do fórum, que o mercado náutico precisa se unir para construir um trabalho permanente de advocacy. Não se trata de lobby no sentido pejorativo, nem de defender o interesse de uma empresa isolada. É representação organizada: uma agenda comum, dados confiáveis, propostas técnicas e presença constante em todos os espaços onde se decide algo que afeta o setor.
Tenho visto de perto o que isso produz. Em São Paulo, o Fórum Náutico Paulista reúne voluntariamente empresários, gestores públicos e pesquisadores há quase duas décadas. Foi esse trabalho paciente, reunião após reunião, que ajudou a construir o plano de desenvolvimento do turismo náutico sustentável que virou programa de estado, o decreto de fomento ao setor, a nova regulamentação ambiental para estruturas náuticas e a agenda de redução de ICMS e de crédito para o setor. Nada disso caiu do céu. Aconteceu porque havia alguém, em nome do setor, sentado à mesa certa, com a proposta pronta.
Esse modelo precisa existir na Bahia, em cada estado com vocação náutica e, sobretudo, em escala nacional.
Explicar para quem não navega
O segundo ponto da minha fala é tão importante quanto o primeiro: precisamos de assessoria de imprensa e de comunicação profissional para o setor.
Para boa parte da população, a náutica ainda é "coisa de rico". Uma marina nova é vista como ameaça ao acesso à praia; um projeto de garagem náutica, como problema ambiental. E, quando não explicamos, alguém explica por nós, quase sempre mal.
Temos uma história poderosa para contar e não contamos. Um estudo do Fórum Náutico Paulista mostrou que a cadeia náutica de lazer movimentava cerca de R$ 5,3 bilhões por ano no estado de São Paulo e gerava mais de 27 mil empregos. E apenas 0,8% da população paulista usava embarcações de lazer, contra 5,3% no Reino Unido. Ou seja, o potencial de crescimento é enorme, e esse crescimento significa renda para o marinheiro, para o mecânico, para o laminador, para a cozinheira do restaurante da marina, para o operador de passeio caiçara que se formaliza.
Essa é a náutica que precisa chegar ao jornal, à TV, às redes sociais, à conversa de bar. O cidadão que entende que a cidade náutica gera emprego para o filho dele deixa de ser opositor e passa a ser aliado. E o político que percebe que a população apoia o setor passa a apoiá-lo também. Comunicação e advocacy andam juntas.
[caption id="attachment_206807" align="alignnone" width="920"]

Náutica precisa de água limpa
Não poderia falar de união do setor sem lembrar de uma bandeira que o Dr. Castello Branco, presidente do Fórum Náutico Paulista, repete há anos e que se tornou princípio do nosso trabalho: náutica precisa de água limpa.
É simples e é definitivo. Não existe turismo náutico, não existe marina, não existe regata, não existe mergulho, não existe passeio de barco em água poluída. O setor náutico é, por natureza, o maior interessado em rios, represas, baías e mares saudáveis. E é exatamente por isso que essa bandeira deveria estar no centro do nosso advocacy.
Quando o setor náutico se coloca como defensor do saneamento, da qualidade da água e da conservação dos ambientes aquáticos, ele inverte a narrativa. Deixa de ser visto como ameaça ambiental e passa a ser reconhecido como guardião da água. Um setor unido, que cobra investimento em saneamento nas mesmas instâncias em que discute tributo e licenciamento, ganha legitimidade para todo o resto da agenda.
O próximo passo é nosso
Saí da Bahia convencida de que o Brasil náutico tem tudo: costa, rios, represas, gente talentosa, empresas competentes, gestores públicos interessados. O que falta é organização. Falta transformar dezenas de vozes isoladas em uma voz coletiva, técnica e presente.
Fóruns como o da Bahia são o começo dessa conversa. O desafio agora é que ela não termine no encerramento do evento. Que vire rede, agenda comum, representação permanente e comunicação com a sociedade.
A pergunta que deixei para a plateia, e que deixo para você, leitor, é a do título: quem fala pela náutica? Enquanto a resposta for "cada um por si", seguiremos perdendo espaço. Quando a resposta for "todos nós", o setor finalmente vai ocupar o lugar que merece no desenvolvimento do país.
Mestre em Comunicação e Gestão Pública, Bianca Colepicolo é especialista em turismo náutico e coordena o Fórum Náutico Paulista. Autora de “Turismo Pra Quê?”, Bianca também é consultora e palestrante.Driving Change realiza sua 3ª edição com sete jovens velejadoras; Conheça a iniciativa!
Projeto lançado em Cannes promete casco esportivo, 1.500 hp de potência e fabricação limitada a 26 unidades




