Meio ambiente

Por: Redação -
28/04/2016

Além de um indicador de preservação ambiental e desenvolvimento turístico, a qualidade das águas representa um fator de saúde. Pensando nisso, a Marinas Nacionais – Bandeira Azul desde novembro de 2013 – investiu na aquisição de um pump out, equipamento para recolhimento de esgoto das embarcações e de uma bomba de sucção, para retirar água contaminada com poluentes dos porões dos barcos.

Com capacidade para 100 litros e funcionamento manual com bomba de diafragma, o pump out pode ser utilizado somente em barcos localizados na área seca da marina. Com ele, é até possível fazer a captação pelo lado de dentro do barco, mas é desaconselhável pelo porte do equipamento, grande para os espaços normalmente acanhados dos barcos, explica Leila Pio dos Santos, responsável pelo setor de meio ambiente da Marinas Nacionais. “Além da dificuldade para levar o pump out para dentro do barco, ainda existe o risco do odor do esgoto se espalhar pelo barco na hora da captação”, comenta.

Já o dispositivo de sucção de água contaminada do porão da embarcação tem capacidade para 50 litros. “Nesse caso a operação pode ser realizada com o barco na água ou no seco”, conta Leila. “Já o descarte dos materiais coletados é realizado em locais distintos. Os resíduos sanitários coletados pelo pump out são destinados para um tanque séptico e os resíduos com óleo retirados do porão da embarcação, são encaminhados para área de gerenciamento de resíduos.”

O benefício ambiental é grande pois evita que estes tipos de poluentes venham a atingir, impactar e contaminar o meio ambiente. “A Marinas Nacionais é uma das primeiras marinas no Brasil a estar em conformidade com as exigências ambientais de diversas entidades certificadoras internacionais”, ressalta o consultor da MWB Pesquisa, Planejamento e Assessoria, Mario Bandeira que presta assessoria à Marinas Nacionais.

Para uso dos equipamentos, o marinheiro ou cliente deve solicitar à portaria da Marinas Nacionais, durante o horário de funcionamento regular, ou seja, diariamente das 8h às 17h, exceto às quartas-feiras e fins de semana.

Foto: Rodney Domingues

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Kitesurfista Bruno Lobo salva jovem de afogamento em São Luís; assista

    Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar

    Novo estudo revela espécie de baleia que pode viver até 150 anos

    Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos

    Estão abertas as inscrições para o 2º Fórum de Segurança do Navegador Amador

    Encontro permite dialogar com Marinha do Brasil sobre atualizações nas normas de navegação

    Superiate de estúdio polonês aposta em "popa rotativa" para conquistar o mercado

    Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar

    Esponja feita de algodão e osso de lula pode absorver 99,9% de microplásticos nas águas

    Desenvolvido pela Universidade de Wuhan, na China, produto empolga também por ser acessível