Morre um dos fundadores do estaleiro carioca Real

13/02/2018
Aleimar Teles Pascoal, um dos fundadores do estaleiro Real, ao lado do filho, Leo

Neste domingo (11), Aleimar Teles Pascoal, um dos fundadores do estaleiro Real, morreu, aos 73 anos, devido a problemas cardíacos.

Em 1986, os empresários cariocas Paulo Renha e Aleimar Teles Pascoal se juntaram para montar o estaleiro Real no Rio de Janeiro, um dos mais conhecidos fabricantes de barcos brasileiros, que depois passou a se chamar Real Power Boats. Com o fim da sociedade, no início dos anos 1990, Aleimar, que acabou ficando com as formas das lanchas Wind 30 e Wind 36, decidiu montar seu próprio negócio e assim surgiu a Rival, um estaleiro que deixou sua marca no segmento náutico brasileiro, principalmente pelos lançamentos das lanchas Angra 23 e Angra 30.

Com linhas arredondadas e elegantes , estes dois modelos da Rival foram um dos barcos responsáveis pela mudança que ocorreu no mercado nos anos 90, onde as lanchas de linhas retas foram substituídas por embarcações mais modernas com formas arredondadas,  estilo que logo depois viria a ser adotado pela maioria dos fabricantes de barcos brasileiros.

Na sequência, o estaleiro lançou a Rival 23 Open, lancha de proa aberta também com design exclusivo, equipada com posto de comando instalado na parte traseira do cockpit e uma pequena cabine como cama de casal junto ao console, deixando a proa livre para transporte de passageiros ou para guarda de materiais diversos como as tralhas de pescadores e mergulhadores.

Esta lancha, desenhada para motor de popa, revelou-se uma versão mais moderna das antigas lanchas utilitárias de comando central e motor de centro.  As formas deste barco inovador de 23 pés foram adquiridas pela Riostar.

Outro estaleiro fluminense, a Tecnoboats, se baseou no conhecimento de Aleimar para desenvolver várias lanchas da linha Futura, sucesso de vendas deste estaleiro do Rio fim dos anos 1990.

Antes do seu falecimento, Aleimar estava desenvolvendo, em um pequeno estaleiro em Angra dos Reis, também chamado Rival, a Futura 200 e a Futura 230.

O Grupo Náutica expressa sinceros sentimentos à família de Aleimar.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Bombordo apresenta facilidade de seu sistema de aluguel de barcos no Rio Boat Show

    Há cerca de dois anos no mercado, empresa já soma 400 barcos cadastrados em três continentes do planeta

    Em estande movimentado, K&L Flex apresenta colchão náutico medicinal no Boat Show

    Marca está há 35 anos no mercado atuando na confecção de colchões que promovem saúde durante o sono

    Siga Empreendimentos vê saldo positivo na 1ª participação no Rio Boat Show

    Marca apresenta produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Kapazi Náutica atraca no Rio Boat Show com pisos, coolers e tapetes flutuantes

    Com gama para todos os gostos, empresa oferece pisos em diferentes cores e materiais, além de acessórios para barcos

    Posto Golfinho marca presença no Boat Show e mostra facilidade do estabelecimento flutuante

    Rede de postos conta com loja de conveniência e atendimento náutico 24h por dia, durante os 7 dias da semana