Morre um dos fundadores do estaleiro carioca Real

13/02/2018
Aleimar Teles Pascoal, um dos fundadores do estaleiro Real, ao lado do filho, Leo

Neste domingo (11), Aleimar Teles Pascoal, um dos fundadores do estaleiro Real, morreu, aos 73 anos, devido a problemas cardíacos.

Em 1986, os empresários cariocas Paulo Renha e Aleimar Teles Pascoal se juntaram para montar o estaleiro Real no Rio de Janeiro, um dos mais conhecidos fabricantes de barcos brasileiros, que depois passou a se chamar Real Power Boats. Com o fim da sociedade, no início dos anos 1990, Aleimar, que acabou ficando com as formas das lanchas Wind 30 e Wind 36, decidiu montar seu próprio negócio e assim surgiu a Rival, um estaleiro que deixou sua marca no segmento náutico brasileiro, principalmente pelos lançamentos das lanchas Angra 23 e Angra 30.

Com linhas arredondadas e elegantes , estes dois modelos da Rival foram um dos barcos responsáveis pela mudança que ocorreu no mercado nos anos 90, onde as lanchas de linhas retas foram substituídas por embarcações mais modernas com formas arredondadas,  estilo que logo depois viria a ser adotado pela maioria dos fabricantes de barcos brasileiros.

Na sequência, o estaleiro lançou a Rival 23 Open, lancha de proa aberta também com design exclusivo, equipada com posto de comando instalado na parte traseira do cockpit e uma pequena cabine como cama de casal junto ao console, deixando a proa livre para transporte de passageiros ou para guarda de materiais diversos como as tralhas de pescadores e mergulhadores.

Esta lancha, desenhada para motor de popa, revelou-se uma versão mais moderna das antigas lanchas utilitárias de comando central e motor de centro.  As formas deste barco inovador de 23 pés foram adquiridas pela Riostar.

Outro estaleiro fluminense, a Tecnoboats, se baseou no conhecimento de Aleimar para desenvolver várias lanchas da linha Futura, sucesso de vendas deste estaleiro do Rio fim dos anos 1990.

Antes do seu falecimento, Aleimar estava desenvolvendo, em um pequeno estaleiro em Angra dos Reis, também chamado Rival, a Futura 200 e a Futura 230.

O Grupo Náutica expressa sinceros sentimentos à família de Aleimar.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024