Museu sub

01/04/2016

Recém-aberto para mergulho, o Museo Atlantico é o primeiro museu embaixo d’água no oceano Atlântico. Fica, mais especificamente, no fundo do mar da costa de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, na Espanha, e conta com mais de 400 esculturas em tamanho real. A coleção é a fase inicial do projeto criado pelo escultor marinho Jason deCaires Taylor. As obras conversam sobre a existência do ser humano no mundo, sobre a nossa relação com a natureza e sobre o poder do mar e sua capacidade de regeneração.

As figuras, grudadas no fundo do mar com uma mistura especial de cimento que permite que a vida marinha se desenvolva ao redor, foram chamadas de “Contos do Mundo”, reflexões sobre as mudanças climáticas e a perda de habitats por algumas das personagens retratadas.

Taylor já ganhou um prêmio por melhor fotografia embaixo do mar e é conhecido por tirar fotos dramáticas dos efeitos da poluição nos oceanos. Sua primeira exposição de esculturas no fundo do mar foi em 2006, na costa de Granada. O manifesto artístico foi listado pela National Geographic como uma das 25 Maravilhas do Mundo. Taylor também fundou o Museo Subacuático de Arte, o MUSA, em 2009, com uma coleção submersa de 500 peças de seu trabalho em Cancún, no México.

Há mais de dois anos trabalhando no projeto de Lanzarote, o artista se preocupou em utilizar materiais de pH neutro que promovessem o crescimento de corais, indispensáveis à vida marinha. As autoridades do local anunciaram que 2% do total arrecadado pelo museu irá para pesquisas de proteção das espécies marinhas da ilha. O museu pode ser visitado por meio de companhias certificadas de mergulho.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos

    Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

    Alerta da Marinha do Brasil vale para as cidades de Santos e Campos dos Goytacazes; confira dicas de segurança em caso de ressaca marítima

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano

    Criança de 11 anos encontra fóssil de ictiossauro pré-histórico, o maior réptil marinho que já existiu

    Com a companhia do pai e pesquisadores, garota ajudou a desvendar a vida marinha de 200 milhões de anos atrás