Museu sub

01/04/2016

Recém-aberto para mergulho, o Museo Atlantico é o primeiro museu embaixo d’água no oceano Atlântico. Fica, mais especificamente, no fundo do mar da costa de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, na Espanha, e conta com mais de 400 esculturas em tamanho real. A coleção é a fase inicial do projeto criado pelo escultor marinho Jason deCaires Taylor. As obras conversam sobre a existência do ser humano no mundo, sobre a nossa relação com a natureza e sobre o poder do mar e sua capacidade de regeneração.

As figuras, grudadas no fundo do mar com uma mistura especial de cimento que permite que a vida marinha se desenvolva ao redor, foram chamadas de “Contos do Mundo”, reflexões sobre as mudanças climáticas e a perda de habitats por algumas das personagens retratadas.

Taylor já ganhou um prêmio por melhor fotografia embaixo do mar e é conhecido por tirar fotos dramáticas dos efeitos da poluição nos oceanos. Sua primeira exposição de esculturas no fundo do mar foi em 2006, na costa de Granada. O manifesto artístico foi listado pela National Geographic como uma das 25 Maravilhas do Mundo. Taylor também fundou o Museo Subacuático de Arte, o MUSA, em 2009, com uma coleção submersa de 500 peças de seu trabalho em Cancún, no México.

Há mais de dois anos trabalhando no projeto de Lanzarote, o artista se preocupou em utilizar materiais de pH neutro que promovessem o crescimento de corais, indispensáveis à vida marinha. As autoridades do local anunciaram que 2% do total arrecadado pelo museu irá para pesquisas de proteção das espécies marinhas da ilha. O museu pode ser visitado por meio de companhias certificadas de mergulho.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Itajaí terá o primeiro shopping do Brasil voltado para as águas da marina

    Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí

    Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec celebra um ano incentivando o setor no Paraná

    Data foi celebrada no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período

    Patrimônio histórico e turismo de ilhas da Bahia foram recuperados com recursos próprios

    Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica

    NX Boats estará no Boat Show de Fort Lauderdale pela 3ª vez consecutiva

    Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!

    Teste NÁUTICA: comparamos os jets RXT-X e RXP-X, da Sea-Doo, equipados com motor de 325 hp

    Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes