Na ponta dos cascos

07/08/2015

A escolha de um barco vai muito além da estética. Além do design, que não deixa de ser importante, esta escolha exige, também, funcionalidade e adaptação ao tipo de tarefa a ser realizada pela embarcação. Por isso, NÁUTICA selecionou 8 formatos de cascos pensados para o melhor desempenho de cada tipo de barco. Confira:

Lançada em V

lancada_v

Típica das lanchas de lazer, também é usada em alguns navios. Seu formato faz com que o casco não sofra tanto o impacto das ondas, como acontece com os cascos chatos.

Lançada em V com flare

Vcom-flare

Gradualmente alargada, é mais usada em lanchas de pesca de alto-mar. Somada ao V acentuado do casco, garante navegação confortável e segura, afastando a água do convés.

Lançada para veleiros

lancada_veleiros

A grande inclinação garante bom desempenho em mar aberto, mantendo o casco o mais fora da água possível, mas diminui a linha d’água, o que restringe a velocidade.

Reta ou pouco lançada

proa_reta

Inspirada em barcos mais antigos, curiosamente está virando padrão em veleiros e em lanchas ultramodernas, como as dos estaleiros Wally, na Europa, e Zonda, no Brasil.

Invertida

invertida

Feita para furar as ondas, em vez de escalá-las, o que resulta em navegação mais suave, porém molhada. É usada em veleiros de alta performance, como os da America’s Cup e da Volvo Ocean Race. O objetivo é ter mais linha d’água.

Wave-piercing

wave-piercing

Como o nome em inglês já indica, sua função é “furar a onda”, assim como os cascos de proa invertida. Conceito adotado geralmente (mas não exclusivamente) por trimarãs.

Proa com bulbo

bulbo

Típica de cascos deslocantes, como navios e trawlers, diminui a resistência da onda gerada pelo casco, aumentando a velocidade do barco. De quebra, reduz o consumo de combustível.

Proa de colher

colher

Em concha, com a convexidade para fora, o que permite navegar através de águas cobertas por gelo. É usada em navios quebra-gelo nos polos Norte e Sul.

Foto: Arquivo NÁUTICA

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ministro do Trabalho defende capacitação na rota da descarbonização durante visita ao JAQ H1 na COP30

    Luiz Marinho destacou a urgência na formação de trabalhadores e ouviu de Ernani Paciornik que o JAQ H1 simboliza uma virada real na navegação limpa

    Consórcio Acqua Vias SP vence leilão por 14 travessias hídricas de SP

    Parceria prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos e volta olhares à sustentabilidade, com embarcações 100% elétricas. Confira linhas contempladas

    Do jeitinho americano: Triton levou quatro lanchas ao Fort Lauderdale International Boat Show 2025

    Estaleiro paranaense marcou presença no consagrado salão estadunidense pela quinta vez

    2ª edição do Salvador Boat Show supera expectativas de público, negócios e investimentos

    Em quatro dias, evento foi responsável pela venda de mais de 40 embarcações e superou 5 mil visitantes

    Rio Boat Show já tem data para abrir o calendário de salões náuticos em 2026

    Principais players do mercado se reuniram na Cidade Maravilhosa nesta terça-feira (11) para o coquetel de lançamento do evento, que ocorrerá de 25 de abril a 3 de maio