Náutica comparou dois tipos de hélices para motores de centro. Confira


Não há ainda uma maneira mais rápida, e barata, de melhorar a performance de uma lancha do que mexer no hélice do barco. Afinal, essa peça, geralmente metálica, é a responsável direta pela impulsão da lancha, transformando a energia do motor em empuxo. Você pode não acreditar, mas pequenas mudanças no hélice podem trazer resultados significativos no rendimento de uma lancha. O melhor de tudo é que, cada vez mais, os fabricantes de hélices desenvolvem produtos mais eficientes. Para isso, recorrem a recursos computadorizados avançados, novas tecnologias de fundição e até ligas metálicas recém-desenvolvidas e que tornam as pás dos hélices mais finas e leves, sem perder a resistência — o que melhora a performance, especialmente no caso dos motores de popa.
NÁUTICA já publicou diversos artigos sobre hélices de motorização de popa ou de centro-rabeta. Agora, chegou a vez das lanchas com motores de centro com linha de eixo, leme e pé-de-galinha. Há diferenças significativas entre eles. Enquanto os hélices para motores de popa são feitos, em sua maioria, de alumínio ou inox, com grande ângulo de inclinação das pás (raker), os hélices para motores de centro são maiores e fundidos geralmente com uma liga de níquel, bronze e alumínio. O raker nos hélices para motores de centro costuma ser zero ou próximo disso, o que significa que suas pás encontram-se na perpendicular em relação ao bosso (região central do hélice). Isso implica em um pouco mais de resistência ao avanço. Por outro lado, hélices de raker zero, comparados aos hélices para motores de popa, cujo raker é bem alto, aumentam o empuxo em marcha à ré.
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