Navio histórico

Por: Redação -
20/04/2016

O Conselho da Universidade de São Paulo decidiu, na última terça-feira, 19, pela desalienação do antigo navio oceanográfico Prof. W. Besnard, que fez parte da história da oceanografia brasileira e se encontra há anos parado no Porto de Santos. A embarcação já pode ser repassada à Prefeitura de Ilhabela, que pretende transformá-lo em recife artificial e ponto turístico de mergulho, com cabine de comando e peças expostas no Museu Náutico da cidade.

A decisão foi muito comemorada pelo prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, autor da proposta de transformar o antigo navio que estava há anos parado no Porto de Santos em recife artificial no arquipélago. Agora, procuradores da Prefeitura de Ilhabela e da USP devem acertar detalhes do documento que estabelecerá a cessão da embarcação ao município. “Estou muito feliz, pois o turismo é a indústria de Ilhabela, principal gerador de empregos, de maneira que buscamos sempre estimular com novos atrativos. Ilhabela conta com vários naufrágios visitados por mergulhadores, mas este será num ponto de fácil acesso”, destacou Toninho Colucci. O arquipélago de Ilhabela tem um total de 20 naufrágios, porém, alguns deles de difícil acesso.

No início deste mês, o prefeito se reuniu com uma comissão de mergulhadores, instrutores e proprietários de embarcações de mergulho para tratar da proposta de afundamento do antigo navio de pesquisa Prof. W. Besnard. A ideia é que o naufrágio controlado ocorra entre a Ponta da Sela e o Solar Singhita, pouco antes da Sepituba, no sul da Ilha. O local escolhido tem entre 20 e 25 metros. Mergulhadores fizeram uma visita técnica e aprovaram as condições do fundo do mar para o naufrágio controlado.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

    Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

    Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena

    Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos

    Ilha com ‘paisagem extraterrestre’ tem árvore que ‘sangra’ e espécies únicas no planeta

    Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade

    Tubarão mais velho do mundo pode ajudar a aumentar a longevidade humana

    Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira

    Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

    Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti